Não fique sozinho. Sindicalize-se!
Não fique sozinho. Sindicalize-se!
Um sindicato só pode ser forte o bastante para enfrentar os patrões se a categoria estiver unida
Fique atento (a)
Fique atento (a)
Assessora Jurídica do SAAEMG, Flávia Cenachi, esclarece vários pontos da “Reforma” Trabalhista para os trabalhadores e patrões
SAAEMG presente!
SAAEMG presente!
Sindicato marca presença no Dia Nacional de Mobilização e Luta contra as "reformas" da previdência e trabalhista do governo Temer
Campanha salarial 2018/2019 começa em novembro
Campanha salarial 2018/2019 começa em novembro
A pauta de reivindicações deste ano contempla somente cláusulas econômicas. Participe!
Pauta é aprovada em Betim e Divinópolis
Pauta é aprovada em Betim e Divinópolis
Os trabalhadores aprovaram o reajuste com base no INPC, o ganho real, além do piso salarial e piso por função
Sua Saúde
Sua Saúde
Atenção, categoria. O Centro Mineiro de Radiologia está com um combo promocional referente ao Outubro Rosa e o Novembro Azul

    Histórico

    Home / Histórico

    O ano era 1977 e a categoria dos Auxiliares de Administração Escolar não possuía uma entidade que defendesse os direitos de seus trabalhadores. Empenhados em reverter tal situação, um grupo de auxiliares começara ali o que hoje é uma realidade: o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG).

    Várias foram as reuniões até que em 26 de novembro daquele ano uma Assembleia Geral Extraordinária foi marcada visando à criação da Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte, além da aprovação dos estatutos e eleição da primeira Diretoria e Conselho Fiscal.

    Composta por integrantes dos mais variados estabelecimentos de ensino, essa diretoria realizou bons trabalhos e obteve resultados promissores. Tanto que em 1980 iniciou-se o processo para transformar a Associação em sindicato. Assim, no dia 8 de abril de 1981 foi instituído o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte. Daí para todo o Estado foi necessário menos de dois anos e em 21 de março de 1983 a entidade pôde levar os princípios de defender e valorizar a categoria dos Auxiliares de Administração Escolar a todas as regiões de Minas Gerais.

    Diante da necessidade de proporcionar uma representação mais efetiva e próxima do Auxiliar de Administração Escolar, ainda mais levando-se em conta o tamanho territorial de Minas Gerais, mudanças estruturais foram necessárias, entre elas o desmembramento do sindicato que, até outubro de 2014, a base territorial era formada por 852 municípios (exceto Juiz de Fora) e contava com oito escritórios regionais nas cidades de Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Barbacena, Montes Claros, Poços de Caldas, Varginha e Ipatinga. Hoje, o SAAEMG representa essa categoria de trabalhadores em 286 municípios.

    Com essa nova realidade, aliado ao bom atendimento/relacionamento com os associados e a sua intensa atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores, o SAAEMG amadureceu ao longo dessas décadas e, 36 anos depois, é referência sindical país afora.

    Rua Hermilio Alves, 335
    Santa Tereza - Belo Horizonte - MG
    CEP 31.010-070
    (31) 3057-8200