Secretaria de Saúde comemora dois anos no SAAEMG
Secretaria de Saúde comemora dois anos no SAAEMG
A secretaria é responsável por organizar e coordenar todo o atendimento de saúde oferecido no sindicato
A importância de ser sindicalizado
A importância de ser sindicalizado
Além dos direitos previstos na Convenção Coletiva, vale lembrar também os diversos benefícios oferecidos pelo SAAEMG
Fique por dentro
Fique por dentro
Avanços e recuos da organização sindical e de suas conquistas no Brasil. Esse é o terceiro artigo da série sobre a história do sindicalismo
"Reforma" Trabalhista
Nova regra para demissão reduz proteção ao trabalhador
CTB-MG elege nova diretoria
CTB-MG elege nova diretoria
A gestão 2017/2020 tem a professora Valéria Morato como presidenta
Plano de saúde para a categoria
Plano de saúde para a categoria
O plano de saúde Unimed está com isenção de carências para os auxiliares de administração escolar

    Histórico

    Home / Histórico

    O ano era 1977 e a categoria dos Auxiliares de Administração Escolar não possuía uma entidade que defendesse os direitos de seus trabalhadores. Empenhados em reverter tal situação, um grupo de auxiliares começara ali o que hoje é uma realidade: o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG).

    Várias foram as reuniões até que em 26 de novembro daquele ano uma Assembleia Geral Extraordinária foi marcada visando à criação da Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte, além da aprovação dos estatutos e eleição da primeira Diretoria e Conselho Fiscal.

    Composta por integrantes dos mais variados estabelecimentos de ensino, essa diretoria realizou bons trabalhos e obteve resultados promissores. Tanto que em 1980 iniciou-se o processo para transformar a Associação em sindicato. Assim, no dia 8 de abril de 1981 foi instituído o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte. Daí para todo o Estado foi necessário menos de dois anos e em 21 de março de 1983 a entidade pôde levar os princípios de defender e valorizar a categoria dos Auxiliares de Administração Escolar a todas as regiões de Minas Gerais.

    Diante da necessidade de proporcionar uma representação mais efetiva e próxima do Auxiliar de Administração Escolar, ainda mais levando-se em conta o tamanho territorial de Minas Gerais, mudanças estruturais foram necessárias, entre elas o desmembramento do sindicato que, até outubro de 2014, a base territorial era formada por 852 municípios (exceto Juiz de Fora) e contava com oito escritórios regionais nas cidades de Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Barbacena, Montes Claros, Poços de Caldas, Varginha e Ipatinga. Hoje, o SAAEMG representa essa categoria de trabalhadores em 286 municípios.

    Com essa nova realidade, aliado ao bom atendimento/relacionamento com os associados e a sua intensa atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores, o SAAEMG amadureceu ao longo dessas décadas e, 36 anos depois, é referência sindical país afora.

    Rua Hermilio Alves, 335
    Santa Tereza - Belo Horizonte - MG
    CEP 31.010-070
    (31) 3057-8200