Atenção Auxiliares de Administração Escolar
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O SAAEMG orienta os trabalhadores nos seguintes pontos:
Categoria, participe da Greve Geral
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"Defenda seu direito à aposentadoria, que foi conquistado com muita luta"
Reforma da Previdência
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Capitalização falhou em 60% dos países que mudaram previdência, diz OIT. Na capitalização, o trabalhador faz a própria poupança para sua aposentadoria
Atendimento médico gratuito no sindicato
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A categoria tem atendimento em várias especialidades médicas como clínica médica, cardiologia, pediatria, nutrição e fonoaudiologia
A importância de ser sindicalizado
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Além dos direitos previstos na Convenção Coletiva, vale lembrar também os diversos benefícios oferecidos pelo SAAEMG
Homologação das Rescisões Contratuais
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O SAAEMG orienta as empresas, contabilidades e trabalhadores que as rescisões contratuais devem ser homologadas no sindicato.
Contribuição assistencial e mensalidade sindical
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Atenção, estabelecimentos particulares de ensino para o informe do sindicato
Aos funcionários das escolas de idiomas
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    Notícias

    18/03/2019
    Alongamento é bom antes e depois da atividade física
    por SAAEMG com informações do Ministério da Saúde

    Vem aí a 3ª Corrida de Rua do SAAEMG. O evento será realizado no dia 07 de abril, às 8h, no bairro Santa Tereza, em BH, em comemoração aos 38 anos de luta do sindicato. Participe!

    Mais informações, acesse o site: http://www.tbhesportes.com.br/site/3acorrida-saaemg/

    Mas antes de participar, alguns cuidados são importantes. Um deles é a alongamento. 

    O alongamento é uma forma simples e segura de exercitar o corpo em qualquer hora ou lugar. Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões.

    Exercícios de alongamento trazem benefícios à saúde em todas as faixas etárias. Alongar-se com frequência melhora a circulação do sangue, amplia a mobilidade das articulações e fortalece ligamentos e tendões. A prática também auxilia no equilíbrio corporal, importante para o envelhecimento saudável.

    “Quando consideramos a atividade física do dia a dia, é importante que alongamentos sejam realizados antes e depois das atividades”, afirma o educador físico Paulo Henrique Guerra, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

    Para o especialista, é importante que os alongamentos sejam praticados de forma prazerosa e relaxante. “Da mesma forma que optamos por comer algo gostoso ou ver um filme bacana, podemos optar por nos alongar e fazer exercícios para encontrar prazer, não apenas para evitar problemas ou obter benefícios”, pondera. “Nunca é tarde para começar a fazer alongamentos. Uma música legal pode tornar o momento ainda mais agradável”, sugere.

    Atividade física para o equilíbrio dos músculos

    Exercícios de Alongamento são bons para manter ou desenvolver a flexibilidade. O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios físicos que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal dos músculos, tendões e ligamentos.

    Segundo estudo publicado na revista Corpus et Scientia, a prática de alongamento aumenta o bem-estar emocional, melhora a estética, o condicionamento, dotando a pessoa de uma atitude positiva, tornando-a menos suscetível a dores físicas. As participantes da pesquisa (mulheres de academias de ginástica) também relataram visível melhora da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade, além de uma melhora considerável para a autoestima.

    Tipos de alongamento

    alongamento

    “Existem vários tipos de alongamento e, no geral, todos são benéficos para a melhoria da flexibilidade. Os tipos mais usuais são o alongamento estático, onde os exercícios são feitos com o corpo em repouso, e o alongamento dinâmico, onde ocorre a introdução de pequenos impulsos”, explica o professor Paulo.

    No alongamento estático, permanece-se em uma posição por determinado tempo (30 segundos, por exemplo) alongando músculos e tendões. Já no alongamento dinâmico são realizados movimentos leves e repetidos, com aquela “forçadinha” que deixa o corpo menos rígido.

    Segundo o educador físico, para saber o tipo de alongamento mais eficaz é preciso avaliar fatores como o tempo disponível e o tipo de atividade física a ser realizada. “Para quem faz atividade física no dia a dia, ambos são bons, ajudam a reduzir riscos de lesões e contribuem para a melhora da amplitude de movimento e flexibilidade”, avalia Paulo Henrique.

    Dicas

    * Nunca é tarde para começar a fazer alongamentos;

    * Alongue-se sempre que puder, em distintos momentos do dia (no trabalho, nos afazeres domésticos e no tempo de lazer);

    * Procure relaxar enquanto se alonga;

    * Respeite os limites do seu corpo, evite a dor ou desconforto excessivo durante os exercícios;

    * Maiores benefícios para a flexibilidade são obtidos em médio e longo prazo;

    * Respire de forma lenta, inspirando pelo nariz e expirando pela boca;

    * Os exercícios de alongamento podem ser feitos com uma música agradável de fundo.

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