ASSEMBLEIA HÍBRIDA DO SAAEMG
ASSEMBLEIA HÍBRIDA DO SAAEMG
ASSEMBLEIA HÍBRIDA DO SAAEMG DISCUTIRÁ AS CONTRAPROPOSTAS APRESENTADAS PELOS PATRÕES. PARTICIPE!
Dia das Mães
Dia das Mães
O horário do sorteio dos convites para as pizzarias será às 16h. Participe!
15ª Copa SAAEMG de Futsal
15ª Copa SAAEMG de Futsal
A segunda rodada da competição será disputada no próximo sábado (27/04), a partir das 13h, no clube Oi ART
Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar
Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar
O próximo almoço será oferecido no dia 11 de maio e o prato principal será uma GALINHADA. Participe!
Dia das Mães
Dia das Mães
SAAEMG sorteia convites para pizzaria no Dia das Mães
Bolsas de Estudos
Bolsas de Estudos
Última semana para renovar o benefício. Não perca o prazo!
COPA SAAEMG DE FUTSAL COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO
COPA SAAEMG DE FUTSAL COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO
A abertura será às 13h, no clube Oi ART, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte
Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar
Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar
Pesquisa eletrônica feita pelo Sindicato revelou que 95,7% dos que compareceram nos eventos avaliaram a iniciativa como excelente
SOLICITAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO
SOLICITAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO
SOLICITAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 2º SEMESTRE DE 2024: PRAZO TERMINA DIA 30 DE ABRIL
Patrões querem reduzir benefícios da categoria
Patrões querem reduzir benefícios da categoria
Para ver mais detalhes, assista o SAAEMG Podcast

    Notícias

    23/02/2024
    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2024.

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Aos Empregadores dos Associados do SAAEMG

     

    O SAAEMG tomou conhecimento de que o SinepeMG (sindicato patronal) encaminhou uma circular, através da qual orienta as Escolas a não cumprir a decisão da categoria, tomada em Assembleia Geral Extraordinária - AGE, que decidiu por alterar o percentual da contribuição assistencial paga pelos filiados, orientando-as a descontar no mês de fevereiro apenas o percentual de 2%.

    A atitude do SinepeMG é repreensível, já que não respeita a decisão soberana da categoria e ainda por cima leva os empregadores à erro, afirmando que a Assembleia teria deliberado por um desconto maior.

    A AGE realizada no dia 25 de novembro de 2023 decidiu que manteria o percentual da mensalidade e diminuiria o percentual da contribuição assistencial de 8% para 6%, diversamente do que está sendo falsamente divulgado pelo Sinepe-MG.

    Todos os filiados entregaram, no ato da sua filiação, uma autorização para que a instituição realize os descontos das mensalidades e contribuições, conforme aprovados em assembleia da categoria, repassando-os ao SAAEMG. Todas as instituições foram comunicadas pelo SAAEMG.

    A cláusula quadragésima primeira da CCT da categoria prevê percentuais de descontos de acordo com a assembleia realizada em dezembro de 2022.

    A assembleia da categoria realizada no dia 25 de novembro de 2023 decidiu modificar o percentual e datas de pagamento da contribuição assistencial paga pelos associados ao sindicato, revogando e sobrepondo, a decisão da assembleia anterior e deve ser observada.

    O SAAEMG alerta que, caso o empregador não observe a decisão da Assembleia Geral e se recuse a realizar o desconto da contribuição assistencial conforme decisão soberana dos trabalhadores, poderá responder pelos danos que causar ao Sindicato, podendo ser condenados a pagar a diferença.

    A autorização entregue pelo filiado é que deve prevalecer, pois, não cabe ao empregador interferir na relação entre sindicato profissional e trabalhadores, sob pena de configuração de prática antissindical e de violação às liberdades de associação, sindicalização e de expressão (artigos 5º, incisos IV e XVII e 8º, caput, da CF).

    O SAAEMG espera contar com a compreensão e contribuição dos empregadores, para que realizem o desconto em folha de pagamento de todos os associados, nos percentuais e datas aprovados em Assembleia, em conformidade com a comunicação enviada anteriormente, ou seja, mensalidades de 2% sobre o primeiro piso da categoria e contribuição assistencial anual de 6% sobre o salário bruto, cobrada em duas parcelas de 3% (cada), a serem descontadas nos meses de fevereiro e maio de 2024 e repassadas ao SAAEMG, respectivamente, nos meses de março e junho de 2024, sob pena de responder por danos materiais e pela prática de ato antissindical.

     

    A diretoria

     

    Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG)

    Somos trabalhadores, somos educadores

    Rua Hermilio Alves, 335
    Santa Tereza - Belo Horizonte - MG
    CEP 31.010-070
    (31) 3057-8200