SAAEMG Podcast #14
SAAEMG Podcast #14
SAAEMG Podcast #14: Setembro amarelo e a importância de falar sobre depressão para prevenir o suicídio
A conquista do voto
A conquista do voto
No próximo domingo, 06 de outubro, vote consciente
Assédio eleitoral é crime
Assédio eleitoral é crime
MPT alerta para crescimento do assédio eleitoral no trabalho em 2024
Faltam cinco dias para o fim das solicitações online de bolsas de estudos
Faltam cinco dias para o fim das solicitações onli
Pedidos pela internet podem ser feitos apenas até o dia 30 de setembro
Reparação histórica
Reparação histórica
Estudantes mortos pela ditadura militar serão homenageados com diploma da UFMG
Vacinação contra a dengue é ampliada em BH
Vacinação contra a dengue é ampliada em BH
A Prefeitura de Belo Horizonte inicia a vacinação de crianças de seis a sete anos
Solicitações online de bolsas de estudos seguem abertas até dia 30 de setembro
SAÚDE BUCAL
SAÚDE BUCAL
Inauguração dos atendimentos odontológicos no SAAEMG marca nova fase para os associados
A importância dos Sindicatos para os trabalhadores
A importância dos Sindicatos para os trabalhadores
A importância dos Sindicatos para os trabalhadores
Quem é você? Em que time você joga? Trabalhador da educação ou colaborador dos patrões?
Quem é você? Em que time você joga? Trabalhador da

    Notícias

    02/10/2024
    A conquista do voto
    por Comunicação SAAEMG

    No próximo domingo, dia 6 de outubro, os eleitores de todo o Brasil terão que votar para prefeito e vereador. Mas não estamos aqui para falar sobre quais serão as suas escolhas em frente a urna, o que queremos é ressaltar o direito ao voto que é uma conquista dos brasileiros e o quanto essa ‘simples’ ação deve ser valorizada.

    Em três dias você terá que escolher entre candidatos experientes e comprometidos com os trabalhadores e a educação, ou aqueles que só estão ali em busca de poder e privilégio. Mas essa escolha é individual e secreta, afinal, atualmente, o povo pode votar para escolher seus representantes.

    Mas nem sempre foi assim. Em março de 1964, os militares derrubaram o presidente eleito João Goulart e implantaram uma ditadura que durou 21 anos. Nesse período, o voto foi proibido. Muitos brasileiros que lutaram para reconquistar esse direito foram perseguidos, torturados e mortos pelos militares.

    Não faz muito tempo, no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, pessoas insatisfeitas com o resultado da última eleição presidencial tomaram a praça dos Três Poderes. Prédios públicos foram invadidos e depredados. As imagens da tentativa de mais um golpe contra a democracia brasileira chocaram a todos. Dessa vez, o país resistiu à tentativa de golpe e aos poucos dá sinais de recuperação no campo econômico.

    Prova disso, é que segundo um levantamento do IBGE, o Brasil tem, atualmente, a menor taxa de desemprego em 12 anos (6,6%). Já a renda média do trabalhador, cresceu 4% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o primeiro trimestre de 2023. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), o brasileiro recebe hoje, em média, R$ 3.017.

    Apesar desses avanços, a desigualdade econômica persiste. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) revelam que a renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres. O rendimento domiciliar por pessoa desse grupo, no ano passado, foi de R$ 7.580 por mês.

    Novos desafios se impõem. A questão climática é uma delas. O clima passa por um desequilíbrio em todo o mundo. Belo Horizonte não foge à regra. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do governo Federal, a cidade foi a que mais esquentou em 2023 entre todas as capitais do país. O município registrou um aumento de 4,2ºC acima da média nacional.

    Portanto, no próximo domingo, vote consciente. Escolha candidatos comprometidos com a cidade e com o processo democrático. O caminho do autoritarismo e do negacionismo é o pior possível. Uma cidade melhor para todos depende da nossa participação.

    Eleição em BH

    Apesar de as eleições deste ano serem para a escolha de prefeitos e vereadores, em Belo Horizonte, os eleitores terão uma terceira missão: escolher se querem ou não alterar a bandeira do município.

    Bandeiras

    Essa votação acontece na mesma urna eletrônica dos cargos da eleição municipal. Primeiro, o eleitor vota para vereador. Depois, para prefeito. Por último, haverá a votação da bandeira. A pergunta que aparecerá na tela da urna eletrônica é “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.

    O eleitor poderá digitar as seguintes opções:

    • 1- SIM
    • 2- NÃO
    • Tecla BRANCO
    • Qualquer número diferente de 1 e 2, para anular o voto.
    Rua Hermilio Alves, 335
    Santa Tereza - Belo Horizonte - MG
    CEP 31.010-070
    (31) 3057-8200