Crise na educação
Crise na educação
Minas Gerais tem a pior taxa de alfabetização do Sudeste
Campanha Salarial 2024
Campanha Salarial 2024
Categoria aprova, em assembleia, reajuste salarial 6,97% nos pisos salariais
BOLETIM 04
BOLETIM 04
BOLETIM 04 - 15ª COPA SAAEMG DE FUTSAL
Aprovado
Aprovado
Almoço com os Auxiliares de Administração Escolar se consolida entre os associados
Sócios remidos
Sócios remidos
Em junho, Sindicato oferece primeira excursão de lazer para os sócios remidos
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
SAAEMG CONVOCA TODA A CATEGORIA PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE) NESTE SÁBADO (11)
Saúde
Saúde
Procura pela vacina contra a gripe no Sindicato aumenta 13,68%
SAAEMG Podcast #5
SAAEMG Podcast #5
SAAEMG Podcast #5: Negociações da CCT, Saúde do trabalhador e eventos para sócios remidos
As mentiras das elites
As mentiras das elites
Abaixo as reformas Trabalhista e da Previdência. Fora, Zema!
15ª Copa SAAEMG de Futsal
15ª Copa SAAEMG de Futsal
Próxima rodada, que seria disputada no sábado (4/5), foi adiada para o dia 11 deste mês.
Ainda é possível solicitar e renovar Bolsas de Estudos; Saiba como realizar seu pedido
Ainda é possível solicitar e renovar Bolsas de Est
CAMPANHA SALARIAL 2024
CAMPANHA SALARIAL 2024
Categoria rejeita proposta dos patrões de reduzir bolsas de estudos para os cursos de medicina

    Notícias

    28/04/2023
    Assembleia Geral Extraordinária reforça união entre sindicatos na negociação da CCT

    Na noite da última quarta-feira (26), foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG), na sede do sindicato. A assembleia contou com a presença da diretoria do SAAEMG, do professor Adelmo, representando o Sinpro MInas e dos associados.

    Entre os assuntos abordados na reunião, destaca-se a discussão e deliberações sobre as propostas apresentadas pelo SinepeMG, sindicato patronal, com vistas à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2025.

    Além das questões relativas à Convenção Coletiva de Trabalho, a AGE também abriu espaço para outros assuntos de interesse dos associados, que puderam apresentar suas demandas e sugestões para a gestão do sindicato.

    A assembleia foi considerada um sucesso pelos membros da diretoria do SAAEMG e pelos associados presentes. "Essa união entre os sindicatos visa fortalecer as nossas negociações com o patronal e é de suma importância o engajamento da categoria para que possamos ter uma convenção coletiva justa e benéfica para os trabalhadores, sem retirada de direitos e desvalorização do nosso trabalho", afirma a presidenta Carolina Andrade.

    Por fim, a participação ativa dos associados foi destacada como um elemento fundamental para o fortalecimento da categoria e para a construção de um sindicato mais democrático e representativo.

    Transparência

    Abaixo, o SAAEMG disponibiliza para todos os associados que não puderam estar presentes na AGE, um resumo das seis reuniões que aconteceram desde o início das negociações com o SinepeMG.

    • 1ª reunião | 7 de março: As propostas do SAAEMG e do SAAESUL já haviam sido entregues com antecedência. O encontro teve como objetivo apresentar os representantes eleitos recentemente e enfatizar a importância do respeito mútuo e trabalho conjunto, que aconteceriam sempre às terças-feiras, das 14h às 15h30.
    • 2ª reunião | 14 de março: Os representantes do SinepeMG apresentaram sua pauta, alegando que era a mesma para os dois sindicatos e destacando as cláusulas de interesse da categoria patronal. As propostas incluíam a redução do ATS de 5% para 3% para os novos contratados, a ampliação do prazo de compensação de horas de 180 dias para um ano, homologação preferencialmente remota e só após o funcionário ter dois anos de trabalho na mesma empresa, e sobre as cláusulas econômicas, aguardar a divulgação do INPC dos últimos doze meses. Diante disso, SAAEMG e SAAESUL decidiram unificar suas pautas e apresentar um único documento.
    • 3ª reunião | 21 de março: A reunião foi marcada pela apresentação da pauta unificada (SAAEMG e SAAESUL/MG), que foi desconsiderada neste momento pelos representantes do SinepeMG, que permaneceram focados em suas propostas, sem apresentar avanços significativos.
    • 4ª reunião | 28 de março: A insistência em tratar apenas das cláusulas de interesse deles se repetiu. Sem acordo, após nosso pedido, os representantes do SinepeMG não aceitaram a prorrogação da data-base, o que levou SAAEMG e SAAESUL a entrarem com um protesto no TRT.
    • 5ª reunião | 11 de abril: Os representantes do SinepeMG informaram que a proposta de reajuste nas cláusulas econômicas só seria apresentada após a aprovação da assembleia da categoria patronal, marcada para 19 de abril de 2023.
    • 6ª reunião | 18 de abril: Apesar de alguns impasses nas cláusulas de interesse do patronato, como ATS e compensação de horas, fizemos contrapropostas que serão analisadas pelo SinepeMG e concordamos em melhorar a redação de algumas cláusulas.

    Audiência de mediação no TRT

    O SinepeMG foi claro em dizer que não concordava com o dissídio coletivo, mesmo este não tendo sido protocolado no TRT, nem pelo SAAEMG e nem pelo SAAESUL/MG.

    O desembargador sugeriu a prorrogação da data-base em mais 40 dias, porém o SinepeMG não aceitou. Solicitamos então, pelo menos, a apresentação da proposta das cláusulas econômicas e tivemos como resposta que a proposta deles está condicionada a nossa aceitação de outras cláusulas.

    Diante desse impasse, o desembargador prorrogou a CCT até o dia 16 de maio, incluindo a data-base e suspendeu a audiência. Remarcou uma nova mediação para dia 30 de maio de 2023, às 14h.

    Continuaremos tentando negociar e agendamos uma nova reunião para o próximo dia 2 de maio de 2023, às 14h, na sede do SinepeMG.

    Próxima Assembleia

    Além disso, no próximo dia 6 de maio de 2023, sábado, às 13h30 (1ª chamada) e às 14h (2ª chamada) haverá uma nova Assembleia Geral Extraordinária. Dito isso, solicitamos que todos, associados ou não, mobilizem seus colegas de trabalho.

    Diante do exposto, está mais do que claro a necessidade de unirmos forças para lutar por reajuste salarial justo, melhores condições de trabalho, dignidade e manutenção de nossos direitos adquiridos e conquistados há décadas.

    Rua Hermilio Alves, 335
    Santa Tereza - Belo Horizonte - MG
    CEP 31.010-070
    (31) 3057-8200