ASSEMBLEIA HÍBRIDA DO SAAEMG
ASSEMBLEIA HÍBRIDA DO SAAEMG
ASSEMBLEIA HÍBRIDA DO SAAEMG DISCUTIRÁ AS CONTRAPROPOSTAS APRESENTADAS PELOS PATRÕES. PARTICIPE!
Dia das Mães
Dia das Mães
O horário do sorteio dos convites para as pizzarias será às 16h. Participe!
15ª Copa SAAEMG de Futsal
15ª Copa SAAEMG de Futsal
A segunda rodada da competição será disputada no próximo sábado (27/04), a partir das 13h, no clube Oi ART
Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar
Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar
O próximo almoço será oferecido no dia 11 de maio e o prato principal será uma GALINHADA. Participe!
Dia das Mães
Dia das Mães
SAAEMG sorteia convites para pizzaria no Dia das Mães
Bolsas de Estudos
Bolsas de Estudos
Última semana para renovar o benefício. Não perca o prazo!
COPA SAAEMG DE FUTSAL COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO
COPA SAAEMG DE FUTSAL COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO
A abertura será às 13h, no clube Oi ART, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte
Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar
Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar
Pesquisa eletrônica feita pelo Sindicato revelou que 95,7% dos que compareceram nos eventos avaliaram a iniciativa como excelente
SOLICITAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO
SOLICITAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO
SOLICITAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 2º SEMESTRE DE 2024: PRAZO TERMINA DIA 30 DE ABRIL
Patrões querem reduzir benefícios da categoria
Patrões querem reduzir benefícios da categoria
Para ver mais detalhes, assista o SAAEMG Podcast

    SAAEMG 43 Anos

    1977

    26/11/1977

    Naquela época, a categoria percebeu a necessidade de organização. Assim, no dia 26 de novembro, uma Assembleia Geral Extraordinária foi marcada visando a criação da Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte (APAAE-BH). Durante esse período, a associação funcionou numa sala na Rua Tupis, nº 171, centro de Belo Horizonte.

    1979

    02/01/1979

    No dia 21 de fevereiro de 1979 era assinado o primeiro acordo coletivo da categoria entre a então Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte (APAAE-BH) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Minas Gerais.

    1980

    08/04/1980

    Dois anos após a assinatura do 1º acordo coletivo, a categoria conseguiria a sua primeira sede localizada no centro de Belo Horizonte. Eram duas salas no Edifício Cartacho (Rua Caetés, nº 530).

    1980

    21/03/1980

    Ainda em 1980, o sindicato e a categoria conquistaram um importante benefício: a concessão de bolsas de estudos para os filhos dos auxiliares de administração escolar.

    1983

    16/10/1983

    O ano de 1983 marca a expansão da base de atuação do sindicato para todo o estado de Minas Gerais graças à concessão da sua Carta Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego dois anos antes.

    1988

    01/01/1988

    Neste ano, setores classistas do movimento sindical em plenária nacional formalizam a formação da Corrente Sindical Classista com a participação do SAAEMG

    1989

    01/01/1989

    Em busca de melhores condições de trabalho, os auxiliares de administração escolar entraram em greve no ano de 1989. Os trabalhadores suspenderam as suas atividades durante 33 dias.

    1990

    01/01/1990

    Neste ano, o sindicato contribuiu ativamente para a criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) – entidade que defende uma educação pública, democrática e de qualidade. Ainda em 1990, o SAAEMG participa do II Congresso da Corrente Sindical (CSC) Classista realizado em março no Rio de Janeiro. Na ocasião, a CSC orienta as entidades sindicais sob influência classista a se filiarem à CUT, mantendo sua fisionomia própria, acatando as decisões democráticas tomadas nos fóruns da central.

    1991

    01/01/1991

    O SAAEMG filia-se à CUT em assembleia realizada no dia 27 de fevereiro, com base em pesquisa realizada na categoria.

    1992

    01/01/1992

    Após julgamento de Dissídio Coletivo (DC 0005/92) em que a categoria foi vitoriosa em negociação com o patronal, o sindicato consegue alterar o Adicional por Tempo de Serviço para os percentuais de 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 35%.

    2000

    01/01/2000

    Vinte e três anos após a categoria iniciar as suas primeiras reuniões, os auxiliares de administração escolar conseguiram inaugurar a sua sede atual, localizada na Rua Hermílio Alves, 335, em Santa Tereza. 

    2007

    01/01/2007

    Em debate com a categoria, O SAAEMG desfilia-se da CUT com autorização de assembleia e juntamente com outros movimentos sociais e trabalhistas participa do congresso de fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entidade que o sindicato é filiado desde então.

    2010

    01/01/2010

    O SAAEMG participa, no dia 01º de junho daquele ano, da nova Conferência da Classe Trabalhadora (CONCLAT) – evento que reuniu mais de 30 mil trabalhadores no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Na ocasião, foi aprovada uma pauta unitária entre as centrais de temas de interesse dos trabalhadores.

    2013

    01/01/2013

    Com o objetivo de oferecer mais espaço, agilidade e conforto para os trabalhadores que buscam atendimento jurídico, o sindicato adquiriu, no dia 10 de junho, uma nova casa onde funciona desde então Departamento Jurídico do SAAEMG. O imóvel está situado a menos de um quarteirão do sindicato (Rua Grafito, nº31, Santa Tereza).

    2013

    01/12/2014

    O ano de 2013 inaugura uma nova era para os auxiliares de administração escolar. O SAAEMG deu origem a cinco novos sindicatos: SAAENE, SAAESUL, SAAENORTE, SAAESEMG e SAAETM-AP. A criação dos novos sindicatos trouxe mais proximidade junto aos trabalhadores e, ao mesmo tempo, estimulou o processo de adesão e representação da categoria.

    2014

    01/05/2014

    No dia 13 de dezembro, os auxiliares de administração escolar aprovaram a criação da Federação Sindical dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (FESAAEMG). A entidade representa, desde então, a categoria em Minas Gerais.

    2014

    01/12/2014

    Após 34 anos de existência do sindicato, os auxiliares de administração escolar elegeram Rogerlan Augusta de Morais - primeira mulher a dirigir a instituição. Ela tomou posse dia 11 de dezembro e o seu mandato se encerra em 2018. Rogerlan é funcionária do Centro Universitário Una e está licenciada da escola desde 2002. Atualmente, além de exercer a presidência do sindicato, coordena o Departamento Jurídico do SAAEMG.

    2015

    14/09/2015

    Após o processo de desmembramento, o sindicato abre o seu primeiro escritório regional na cidade de Divinópolis. A unidade oferece para os auxiliares de administração escolar os serviços de atendimento jurídico, homologações e bolsas de estudos.

    2016

    08/04/2016

    O sindicato completa, no dia 08 de abril, 35 anos de existência. Nesse período, foram inúmeros os avanços em favor da categoria que estão até hoje no dia a dia dos trabalhadores. Entre eles, bolsas de estudos, complemento beneficiário, assistência médica e odontológica. Mais recentemente, vale destacar a ampliação do acesso à educação para o filho do trabalhador após o aumento do desconto de 20% para 40% no valor da anuidade escolar para os cursos de educação infantil.

    2016

    05/08/2016

    Cada vez mais próximo dos auxiliares de administração escolar da capital e do interior, o Sindicato abre, em Patos de Minas, a sua segunda diretoria regional. O endereço é Rua Juca Mandu, 430, centro. Tel: (38) 3823-7007 ou 7008. e-Mail: patosdeminas@saaemg.com.br

    2017

    05/04/2017

    Dando continuidade ao seu processo de interiorização, o Sindicato abre, em Sete Lagoas, a sua terceira diretoria regional. Na cidade, o endereço do Sindicato é Rua João de Paula França, 568, bairro Santa Luzia. Tel: (31) 3176-8666. e-Mail: setelagoas@saaemg.com.br

    2017

    28/04/2017

    Os auxiliares de administração escolar de Belo Horizonte, Divinópolis, Patos de Minas e Sete Lagoas participaram da GREVE GERAL contra as reformas da previdência, trabalhista e a terceirização. O movimento foi realizado em todo o país e reuniu cerca de 40 milhões de pessoas. Em Belo Horizonte, cerca de 150 mil manifestantes compareceram.

    2020

    11/03/2020

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece oficialmente o início da pandemia de covid-19. Para conter o avanço do vírus, fez-se necessário o uso de máscara e o distanciamento social. Respeitando as normas sanitárias, o SAAEMG continuou, de forma virtual, com as suas atividades em defesa da categoria.

    2021

    17/01/2021

    Por iniciativa do governo de São Paulo, a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a ser vacinada contra a covid-19. O presidente da época, porém, coloca em dúvida a eficácia do imunizante. Recusa-se a comprar a vacina 11 vezes, conforme seria comprovado pela CPI da Covid. Mais de 700 mil brasileiros morreram de covid-19. Segundo especialistas, muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas com uma medida simples: a vacina.

    2022

    12/12/2022

    Eleita com 56% dos votos válidos com o lema “Reconstrução Classista”, Carolina Andrade dos Santos é eleita presidenta do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG). A presidenta do SAAEMG é funcionária da PUC-MG há 20 anos. Pós-graduada em Fisiologia Humana e Gestão de Pessoas, Carolina Andrade é estudante de Mercado Financeiro e Certificações. Na PUC-MG, ela foi integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

    2023

    01/01/2023

    O ano de 2023 marca a retomada de eventos importantes para os auxiliares de administração escolar como Café com os Aposentados, a vacinação contra a gripe, a Copa SAAEMG de futsal e a Corrida de rua SAAEMG. Além disso, a nova diretoria do Sindicato volta com a participação da instituição em cursos de formação, debates e eventos ligados à categoria.

    2023

    19/11/2023

    O Sindicato inicia as suas atividades em Conselheiro Lafaiete e região. O endereço da diretoria regional é Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 142, 7º Andar B, centro. O atendimento aos auxiliares de administração escolar é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone é (31) 3740-3843. e-Mail: conselheirolafaiete@saaemg.com.br

    2024

    01/01/2024

    Com o objetivo de oferecer mais conforto para a categoria e, futuramente, obter uma fonte de renda para ajudar na manutenção da entidade, o SAAEMG retomou, em 2024, a construção do seu auditório multiuso. O imóvel está localizado na rua Hermilo Alves, 356, bairro Santa Tereza, em frente à sede do Sindicato.

    2024

    11/03/2024

    Acompanhando a evolução que não para, a diretoria do Sindicato avança na comunicação e lança o SAAEMG PodCast. A novidade tem como objetivo trazer mais informações e transparência sobre o que acontece na entidade, tirar dúvidas e explicar sobre os benefícios e eventos oferecidos pelo Sindicato. Outra novidade é a criação do Canal do SAAEMG no Whatsapp e o retorno da edição e distribuição do jornal Ponto de Vista.

    2024

    08/04/2024

    No dia 08 de abril de 1981, nascia o SAAEMG. A partir daí, seria comemorado o Dia do Auxiliar de Administração Escolar. Vale lembrar que os sindicatos nascem como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos os trabalhadores no capitalismo. Importantes avanços sociais são resultados da ação organizada dos trabalhadores, entre os quais se destaca a redução gradual da jornada de trabalho de 16 horas, no século XVIII, para as atuais 8 horas ou menos na maioria dos países. 

    Rua Hermilio Alves, 335
    Santa Tereza - Belo Horizonte - MG
    CEP 31.010-070
    (31) 3057-8200