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    Notícias

    28/06/2024
    Contee se posiciona sobre a oferta de cursos EaD no Brasil
    por Romênia Mariani, da Contee

    A Confederação Nacional dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino (Contee), na quarta (19/), protocolou ofício na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação (Seres) se posicionando sobre as precariedades decorrentes da oferta de cursos EaD no Brasil.

    No documento, a Contee apresentou dados do Censo da Educação Superior 2010 / 2022 e do INEP para retratar a situação crítica do segmento, evidenciar a realidade de sobrecarga dos professores, bem como o total desrespeito com a categoria  e os estudantes.

    “Tomando-se o Censo da Educação Superior de 2010, tem-se que, naquele ano, havia 4.736.001 alunos de graduação matriculados em IES privadas, incluindo-se matrículas presenciais e a distância, para 214.546 funções docentes. Portanto, tinha-se a razão de 22,07 alunos por professor, saltando para 39,76, em 2022, conforme Censo desse ano”, destacou a Contee.

    Já os dados divulgados pelo lnep, em outubro de 2023, revelam que a razão aluno-docente nas IES é acima de 500 alunos professor, média muito superior ao do restante da rede privada nessa modalidade, que é de 171 alunos por docente.

    A confederação, à luz desses e outros dados expostos, e levando em conta o princípio constitucional de padrão mínimo de qualidade (art. 206, VII da CF), defendeu que o número máximo de alunos por docente seja de 50 de forma absoluta, não por média.

    O crescimento desenfreado da EaD é estarrecedor, aprofunda as desigualdades, fere a dignidade da pessoa humana e torna impraticável as boas práticas educacionais.

    Há anos a Contee denuncia a prática do ensalamento, que concentra centenas de estudantes dos quatro cantos do país numa mesma sala remota. O desmando se avoluma com os baixos salários e a jornada excessiva, colocando a classe trabalhadora no limbo.  “Todas as mazelas que grassam a EaD, a toda evidência, decorrem da frouxidão da legislação educacional, que encerra muito mais regalias que exigências”, alertou a Confederação.

    Ponderou ainda: “A frouxidão da legislação educacional e a caducidade da legislação trabalhista, somados à reforma trabalhista de 2017-Lei N. 13.467 DO17- abrem largos para a sistemática e permanente precarização das condições de trabalho docente, que beira às raias do absurdo”.

    Com o panorama feito e argumentos levantados, a Contee espera contribuir para a elaboração de políticas públicas visando o aprimoramento do Ensino Superior do Brasil. 

    Clique aqui e leia o ofício na íntegra.

    Rua Hermilio Alves, 335
    Santa Tereza - Belo Horizonte - MG
    CEP 31.010-070
    (31) 3057-8200