Notícias SAAEMG

08 de Abril: Aniversário do SAAEMG de 43 anos de luta e Dia do Auxiliar de Administração Escolar

No dia 08 de abril de 1981, nascia o SAAEMG. A partir daí, seria comemorado o Dia do Auxiliar de Administração Escolar. O Sindicato parabeniza todos os trabalhadores pelo seu dia e reafirma o seu compromisso em defesa da categoria.

Clique aqui e conheça a história do SAAEMG desde as primeiras reuniões, no ano de 1977.

Vale lembrar que os sindicatos nascem como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos os trabalhadores no capitalismo. Importantes avanços sociais são resultados da ação organizada dos trabalhadores, entre os quais se destaca a redução gradual da jornada de trabalho de 16 horas, no século XVIII, para as atuais 8 horas ou menos na maioria dos países. 

Passados tantos anos, a luta dos trabalhadores em busca de melhores salários e condições de trabalho continua. Os donos de escolas, por exemplo, aumentam as mensalidades, tentam retirar benefícios e insistem em não conceder reajuste salarial justo para a categoria.

O SAAEMG já entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2024 para o sindicato patronal. O documento foi elaborado após ampla discussão com os trabalhadores das escolas particulares que compõem a base territorial do Sindicato, através das assembleias que ocorreram nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023.

Os trabalhadores pedem um reajuste salarial que tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, entre 1º de abril de 2023 a 31 de março deste ano, mais a média do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos três anos (2021, 2022 e 2023), além de cláusulas sociais, como por exemplo, vale refeição, plano de saúde e melhorias no benefício de bolsa de estudo.

A categoria deve seguir mobilizada nesse período de negociação salarial. Uma educação de qualidade começa pela valorização dos auxiliares de administração escolar. Nosso trabalho é indispensável para o funcionamento da escola. Salário justo e condições dignas de trabalho são direitos de todos os trabalhadores!

“No contato cotidiano com os trabalhadores, os sindicatos tomam conhecimento das circunstâncias e das ocorrências que ferem a lei e os acordos e Convenções Coletivas e que aviltam direitos garantidos. Desde situações como a do trabalho escravo e os acidentes de trabalho, passando pelos constrangimentos morais e psicológicos, até o excesso de jornada e o descumprimento das obrigações trabalhistas mais básicas, o sindicato atua como um fiscal atento”, lembra o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese).

Nesses 43 anos de luta, esse tem sido o papel do SAAEMG: manter e ampliar os direitos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Essa luta só é possível graças ao apoio político e financeiro dos associados. Parabéns a todos os auxiliares de administração escolar pelo seu dia!

O Sindicato é a nossa casa, nossa força e nossa voz! O Sindicato Somos Nós.

Somos Trabalhadores, somos educadores!

Receba nossas notícias