Quem Somos

Faça parte dessa história de sucesso e defesa!

Associe-se hoje ao SAAEMG e contribua para uma representação ainda mais forte e efetiva para todos nós. Estamos juntos por direitos respeitados e qualidade de vida melhorada. Venha fortalecer sua voz conosco!

Quem Somos

Nossa História

A história do SAAEMG começou no ano de 1977. Naquela época, a categoria percebeu a necessidade de se organizar para que pudesse “fazer valer” os seus direitos.  Assim, no dia 26 de novembro, uma Assembleia Geral Extraordinária foi marcada, visando à criação da Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte (APAEE-BH). 

Em 1980, iniciou-se o processo para transformar a associação em sindicato. Assim, no dia 8 de abril de 1981, foi expedida, pelo Ministério do Trabalho, a Carta Sindical. Antes mesmo de ser transformada em sindicato, a APAAE-BH, cuja sede ficava na Rua Tupis, 171, comprou duas salas, 1219 e 1220, situadas no Edifício Cartacho, à Rua Caetés, 530. Esse último endereço permaneceu como sede do sindicato até fevereiro de 2000, quando foi inaugurada a atual sede, no bairro Santa Tereza (Rua Hermilo Alves, 335). 

Daí para atingir todo o Estado, foram necessários menos de dois anos: em 21 de março de 1983, a entidade ampliou a sua representação para todos os recantos de Minas Gerais. Com isso, pôde levar os objetivos de defender os interesses de todos os Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG).

Em fevereiro de 1985, o sindicato instalou o seu primeiro escritório regional, em Juiz de Fora. No ano de 1988, inaugurou sua regional em Governador Valadares; em 1989, em Uberaba; em 1997, em Uberlândia; em 2006, em Varginha e Ipatinga. Todos os escritórios foram equipados de modo a atender da melhor forma o associado, tendo em todas as unidades um diretor responsável. 

O ano de 2013 inaugurou uma Nova Era para os Auxiliares de Administração Escolar. O SAAEMG deu origem a cinco novos sindicatos: Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Nordeste Mineiro (SAAENE), Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar da Região Sul do Estado de Minas Gerais (SAAESUL), Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Norte de Minas Gerais (SAAENORTE), Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Sudeste de Minas Gerais (SAAESEMG) e Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SAAETM-AP).

A criação dos novos sindicatos resultou em mais proximidade dessas unidades com os trabalhadores e, ao mesmo tempo, estimulou o processo de adesão e representação da categoria. Hoje, o SAAEMG está presente em 286 municípios, com diretorias regionais nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Patos de Minas e Sete Lagoas, e um número aproximado de 20 mil trabalhadores em sua base. Com essa nova realidade, aliado ao bom atendimento e relacionamento com os associados e à sua intensa atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores, o SAAEMG amadureceu. Assim, ao longo dessas décadas, e 43 anos depois, é referência sindical país afora. As lutas e mobilizações para manter as conquistas da categoria e ampliá-las são contínuas. A valorização profissional e o ganho real são propósitos permanentes.

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) completou 43 anos de carta sindical no dia 08 de abril de 2023. Nesse período, foram inúmeros os avanços em favor da categoria –  progresso que está, até hoje, no dia a dia dos trabalhadores. Entre essas conquistas, temos: convênios com médicos (as) e clínicas especializadas, acesso a planos de saúde, Núcleo de Encaminhamento Profissional (NEP), Fundo de Amparo (complemento beneficiário e auxílio-funeral), bolsa de estudos e departamento jurídico. 

A diretoria eleita recuperou a credibilidade, perdida nos últimos anos, junto aos seus associados, ampliou os benefícios oferecidos, retornou com os eventos, como a Copa SAAEMG de Futsal e a Corrida de Rua, e defendeu os direitos dos trabalhadores da categoria. Diante da atual situação econômica do país, uma das primeiras medidas da nova diretoria, aprovada em assembleia, foi a isenção da taxa assistencial de 8%, exepcionalmente, em 2023.

Outras medidas tomadas foram: a criação do Departamento de Saúde e Esporte, com o objetivo de reabrir os consultórios médicos e odontológicos que funcionavam na sede do SAAEMG, e do Departamento dos Aposentados, com a intenção de oferecer um espaço de integração social, cultural e de lazer para os aposentados da categoria. 

Esses dois departamentos foram criados em substituição às diretorias de cadastro e de bolsas de estudos e, portanto, não tiveram custo adicional para o sindicato. 

Graças a esse empenho da diretoria atual, foi possível retornar com os atendimentos médicos e odontológicos gratuitos e também com os serviços prestados nas sedes regionais.

Juntos somos mais fortes!

Somos trabalhadores, somos educadores!


Propósito do SAAEMG

Garantir reconhecimento profissional, valorização, proteção e oportunidade educacional aos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais, representando-os ativamente, além de proporcionar benefícios que integrem e fortaleçam a categoria e a classe trabalhadora como um todo.

Missão do SAAEMG

Representar os Auxiliares de Administração Escolar dos estabelecimentos de ensino particular nos 286 municípios mineiros da nossa base territorial, fiscalizando o cumprimento das leis e da Convenção Coletiva de Trabalho vigente, além de proporcionar benefícios aos associados.

Visão do SAAEMG

Ser a entidade sindical de referência em Minas Gerais pela excelência na defesa dos direitos e interesses dos Auxiliares de Administração Escolar, lutando por melhores condições de trabalho dignidade, justiça social e oportunidades de desenvolvimento escolar e profissional para todos os seus associados.

Valores do SAAEMG

  • Atendimento de qualidade
  • Decisões democráticas
  • Ética
  • Honestidade
  • Responsabilidade social
  • Transparência nas ações

Linha do tempo

26/11/1977

Primeiras articulações da categoria

Naquela época, a categoria percebeu a necessidade de organização. Assim, no dia 26 de novembro, uma Assembleia Geral Extraordinária foi marcada visando a criação da Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte (APAAE-BH). Durante esse período, a associação funcionou numa sala na Rua Tupis, nº 171, centro de Belo Horizonte.

02/01/1979

1º acordo coletivo

No dia 21 de fevereiro de 1979 era assinado o primeiro acordo coletivo da categoria entre a então Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte (APAAE-BH) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Minas Gerais.

08/04/1980

1ª sede do sindicato

Dois anos após a assinatura do 1º acordo coletivo, a categoria conseguiria a sua primeira sede localizada no centro de Belo Horizonte. Eram duas salas no Edifício Cartacho (Rua Caetés, nº 530).

21/03/1980

2º acordo coletivo

Ainda em 1980, o sindicato e a categoria conquistaram um importante benefício: a concessão de bolsas de estudos para os filhos dos auxiliares de administração escolar.

16/10/1983

Expansão para o interior

O ano de 1983 marca a expansão da base de atuação do sindicato para todo o estado de Minas Gerais graças à concessão da sua Carta Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego dois anos antes.

01/01/1988

Corrente Sindical Classista

Neste ano, setores classistas do movimento sindical em plenária nacional formalizam a formação da Corrente Sindical Classista com a participação do SAAEMG

01/01/1989

1ª greve

Em busca de melhores condições de trabalho, os auxiliares de administração escolar entraram em greve no ano de 1989. Os trabalhadores suspenderam as suas atividades durante 33 dias.

01/01/1990

Criação da Contee

Neste ano, o sindicato contribuiu ativamente para a criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) – entidade que defende uma educação pública, democrática e de qualidade. Ainda em 1990, o SAAEMG participa do II Congresso da Corrente Sindical (CSC) Classista realizado em março no Rio de Janeiro. Na ocasião, a CSC orienta as entidades sindicais sob influência classista a se filiarem à CUT, mantendo sua fisionomia própria, acatando as decisões democráticas tomadas nos fóruns da central.

01/01/1991

Filiação à CUT

O SAAEMG filia-se à CUT em assembleia realizada no dia 27 de fevereiro, com base em pesquisa realizada na categoria.

01/01/1992

Adicional por Tempo de Serviço

Após julgamento de Dissídio Coletivo (DC 0005/92) em que a categoria foi vitoriosa em negociação com o patronal, o sindicato consegue alterar o Adicional por Tempo de Serviço para os percentuais de 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 35%.

01/01/2000

Inauguração da sede atual

Vinte e três anos após a categoria iniciar as suas primeiras reuniões, os auxiliares de administração escolar conseguiram inaugurar a sua sede atual, localizada na Rua Hermílio Alves, 335, em Santa Tereza.

01/01/2007

Criação da CTB

Em debate com a categoria, O SAAEMG desfilia-se da CUT com autorização de assembleia e juntamente com outros movimentos sociais e trabalhistas participa do congresso de fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entidade que o sindicato é filiado desde então.

01/01/2010

Participação na CONCLAT

O SAAEMG participa, no dia 01º de junho daquele ano, da nova Conferência da Classe Trabalhadora (CONCLAT) – evento que reuniu mais de 30 mil trabalhadores no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Na ocasião, foi aprovada uma pauta unitária entre as centrais de temas de interesse dos trabalhadores.

01/01/2013

Inauguração da sede do Departamento Jurídico

Com o objetivo de oferecer mais espaço, agilidade e conforto para os trabalhadores que buscam atendimento jurídico, o sindicato adquiriu, no dia 10 de junho, uma nova casa onde funciona desde então Departamento Jurídico do SAAEMG. O imóvel está situado a menos de um quarteirão do sindicato (Rua Grafito, nº31, Santa Tereza).

01/12/2014

Desmembramento do sindicato

O ano de 2013 inaugura uma nova era para os auxiliares de administração escolar. O SAAEMG deu origem a cinco novos sindicatos: SAAENE, SAAESUL, SAAENORTE, SAAESEMG e SAAETM-AP. A criação dos novos sindicatos trouxe mais proximidade junto aos trabalhadores e, ao mesmo tempo, estimulou o processo de adesão e representação da categoria.

01/05/2014

Criação da FESAAEMG

No dia 13 de dezembro, os auxiliares de administração escolar aprovaram a criação da Federação Sindical dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (FESAAEMG). A entidade representa, desde então, a categoria em Minas Gerais.

01/12/2014

Eleita a primeira mulher presidente do sindicato

Após 34 anos de existência do sindicato, os auxiliares de administração escolar elegeram Rogerlan Augusta de Morais - primeira mulher a dirigir a instituição. Ela tomou posse dia 11 de dezembro e o seu mandato se encerra em 2018. Rogerlan é funcionária do Centro Universitário Una e está licenciada da escola desde 2002. Atualmente, além de exercer a presidência do sindicato, coordena o Departamento Jurídico do SAAEMG.

14/09/2015

Abertura do escritório regional em Divinópolis

Após o processo de desmembramento, o sindicato abre o seu primeiro escritório regional na cidade de Divinópolis. A unidade oferece para os auxiliares de administração escolar os serviços de atendimento jurídico, homologações e bolsas de estudos.

08/04/2016

SAAEMG completa 35 anos

O sindicato completa, no dia 08 de abril, 35 anos de existência. Nesse período, foram inúmeros os avanços em favor da categoria que estão até hoje no dia a dia dos trabalhadores. Entre eles, bolsas de estudos, complemento beneficiário, assistência médica e odontológica. Mais recentemente, vale destacar a ampliação do acesso à educação para o filho do trabalhador após o aumento do desconto de 20% para 40% no valor da anuidade escolar para os cursos de educação infantil.

05/08/2016

Abertura da diretoria regional em Patos de Minas

Cada vez mais próximo dos auxiliares de administração escolar da capital e do interior, o Sindicato abre, em Patos de Minas, a sua segunda diretoria regional. O endereço é Rua Juca Mandu, 430, centro. Tel: (38) 3823-7007 ou 7008. e-Mail: patosdeminas@saaemg.com.br

05/04/2017

Abertura da diretoria regional em Sete Lagoas

Dando continuidade ao seu processo de interiorização, o Sindicato abre, em Sete Lagoas, a sua terceira diretoria regional. Na cidade, o endereço do Sindicato é Rua João de Paula França, 568, bairro Santa Luzia. Tel: (31) 3176-8666. e-Mail: setelagoas@saaemg.com.br

28/04/2017

Nas ruas, por nenhum direito a menos

Os auxiliares de administração escolar de Belo Horizonte, Divinópolis, Patos de Minas e Sete Lagoas participaram da GREVE GERAL contra as reformas da previdência, trabalhista e a terceirização. O movimento foi realizado em todo o país e reuniu cerca de 40 milhões de pessoas. Em Belo Horizonte, cerca de 150 mil manifestantes compareceram.

11/03/2020

Pandemia afeta o mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece oficialmente o início da pandemia de covid-19. Para conter o avanço do vírus, fez-se necessário o uso de máscara e o distanciamento social. Respeitando as normas sanitárias, o SAAEMG continuou, de forma virtual, com as suas atividades em defesa da categoria.

17/01/2021

Vacina salva vidas

Por iniciativa do governo de São Paulo, a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a ser vacinada contra a covid-19. O presidente da época, porém, coloca em dúvida a eficácia do imunizante. Recusa-se a comprar a vacina 11 vezes, conforme seria comprovado pela CPI da Covid. Mais de 700 mil brasileiros morreram de covid-19. Segundo especialistas, muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas com uma medida simples: a vacina.

12/12/2022

Posse de Carolina Andrade dos Santos no SAAEMG

Eleita com 56% dos votos válidos com o lema “Reconstrução Classista”, Carolina Andrade dos Santos é eleita presidenta do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG). A presidenta do SAAEMG é funcionária da PUC-MG há 20 anos. Pós-graduada em Fisiologia Humana e Gestão de Pessoas, Carolina Andrade é estudante de Mercado Financeiro e Certificações. Na PUC-MG, ela foi integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

01/01/2023

Sindicato retorna com eventos para a categoria

O ano de 2023 marca a retomada de eventos importantes para os auxiliares de administração escolar como Café com os Aposentados, a vacinação contra a gripe, a Copa SAAEMG de futsal e a Corrida de rua SAAEMG. Além disso, a nova diretoria do Sindicato volta com a participação da instituição em cursos de formação, debates e eventos ligados à categoria.

19/11/2023

Abertura da regional em Conselheiro Lafaiete

O Sindicato inicia as suas atividades em Conselheiro Lafaiete e região. O endereço da diretoria regional é Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 142, 7º Andar B, centro. O atendimento aos auxiliares de administração escolar é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone é (31) 3740-3843. e-Mail: conselheirolafaiete@saaemg.com.br

01/01/2024

Sindicato retoma a construção do auditório

Com o objetivo de oferecer mais conforto para a categoria e, futuramente, obter uma fonte de renda para ajudar na manutenção da entidade, o SAAEMG retomou, em 2024, a construção do seu auditório multiuso. O imóvel está localizado na rua Hermilo Alves, 356, bairro Santa Tereza, em frente à sede do Sindicato.

11/03/2024

Comunicação avança

Acompanhando a evolução que não para, a diretoria do Sindicato avança na comunicação e lança o SAAEMG PodCast. A novidade tem como objetivo trazer mais informações e transparência sobre o que acontece na entidade, tirar dúvidas e explicar sobre os benefícios e eventos oferecidos pelo Sindicato. Outra novidade é a criação do Canal do SAAEMG no Whatsapp e o retorno da edição e distribuição do jornal Ponto de Vista.

08/04/2024

SAAEMG comemora 43 anos luta

No dia 08 de abril de 1981, nascia o SAAEMG. A partir daí, seria comemorado o Dia do Auxiliar de Administração Escolar. Vale lembrar que os sindicatos nascem como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos os trabalhadores no capitalismo. Importantes avanços sociais são resultados da ação organizada dos trabalhadores, entre os quais se destaca a redução gradual da jornada de trabalho de 16 horas, no século XVIII, para as atuais 8 horas ou menos na maioria dos países.