Notícias SAAEMG

7 de Setembro: Dia da Independência e de defender a soberania do Brasil

O Brasil completa neste domingo, 7 de setembro, 203 anos de Independência do Império Português. Conforme os livros de história, em 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, o regente do país, D. Pedro I, teria feito a famosa declaração: “Independência ou morte”.

Mais de dois séculos depois, entretanto, nosso amado país se vê diante de ameaças à sua soberania e das tarifas sobre produtos brasileiros impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um verdadeiro ataque à economia e às instituições nacionais.

Diante disto, além de celebrarmos a data cívica mais importante do país, temos mais um motivo para irmos às ruas neste 7 de Setembro: manifestar em defesa da soberania nacional e, mais do que nunca, renovar o grito de independência do Brasil.

Neste domingo, vista-se de verde e amarelo. as tradicionais cores da nossa bandeira, e participe dos atos públicos do Dia da Independência, que serão organizados pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – entidade à qual o Sindicato é filiado, juntamente com as demais centrais sindicais, movimentos sociais e populares, além de partidos políticos de esquerda, em várias cidades do país.

As manifestações, um contraponto popular ao desfile cívico-militar do Dia da Independência, além da defesa da soberania nacional, defendem ainda comida mais barata na mesa dos brasileiros, empregos melhores e mais bem remunerados, mais direitos para o povo, mais desenvolvimento nacional e um país mais forte.

Vamos todas e todos dar voz às pautas e lutas dos trabalhadores e ressignificar o 7 de Setembro, pois a verdadeira independência não pode ser sequestrada pela extrema direita.

O povo brasileiro, guerreiro por natureza, jamais se curvará diante das chantagens dos EUA, pois o Brasil é um país soberano e a soberania e a democracia não se negociam.

Temos que reafirmar o compromisso com um Brasil mais justo, soberano e democrático. Afinal, não existe soberania construída sem luta e povo nas ruas. Brasil soberano, povo livre!

SAAEMG: Somos Trabalhadores. Somos Educadores!

Receba nossas notícias