O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) realizou, no último sábado (13/4), entre as 12h e 15h, na sua sede, em Belo Horizonte, a segunda edição do Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar. O prato principal foi uma deliciosa feijoada. Uma pesquisa eletrônica feita pelo Sindicato junto aos associados revelou que 95,7% dos que compareceram nos eventos avaliaram a iniciativa como excelente.
Clique aqui e veja as fotos.
Além do encontro, os associados avaliaram como positivo os pratos servidos e as músicas tocadas durante o almoço. Na lista, canções de MPB, samba e pagode. A segunda edição do almoço, ao contrário do primeiro, que foi voltado para as associadas do SAAEMG em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi aberto para todos.
A diretoria do Sindicato foi representada pela presidenta Carolina Andrade dos Santos e pelos diretores Rogerlan Augusta de Moraes, diretora do departamento jurídico; Emerson Rodrigues, diretor-tesoureiro; Valdemar Moreira de Carvalho, diretor de relações sociais e Anderson Cláudio da Silva, diretor dos aposentados.
A presidenta do Sindicato deu as boas vindas para os associados e falou da alegria e importância de eventos como esse para reforçar, ainda mais, a unidade da categoria.
“O Sindicato é a nossa segunda casa e está sempre aberto para os auxiliares de administração escolar. O momento é de confraternização e união. Estamos felizes em poder proporcionar esses encontros. Essa diretoria tem trabalhado com muita disposição em defesa dos direitos da categoria e também na promoção da saúde e bem-estar de todos”, afirmou ela.
A diretora do departamento jurídico, Rogerlan Augusta de Moraes, também aproveitou a ocasião para informar a todos os presentes sobre a Campanha Salarial deste ano. Atualmente, as negociações coletivas com o sindicato patronal seguem indefinidas.
Os patrões querem reduzir benefícios, especialmente em relação às bolsas de medicina, o que é considerado prejudicial para a categoria. A próxima reunião entre as partes está marcada para o dia 23 deste mês. Em pauta, as propostas de recomposição salarial e a definição dos pisos da categoria.
A proposta do Sindicato é de um reajuste salarial que tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, entre 1º de abril de 2023 a 31 de março deste ano, calculado em 3,40%, mais um ganho real equivalente à média do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos três anos (2021, 2022 e 2023), correspondente a 3,57%.
Clique aqui e ouça o SAAEMG PodCast para mais informações sobre as negociações coletivas.
Feijoada
Nem o tempo nublado do último sábado desanimou a categoria de participar da segunda edição do Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar. No cardápio, arroz comum e arroz com alho, laranja, vinagrete, couve, farofa e abacaxi.
Deivison Costa, de 29 anos, trabalhador do Centro Universitário Funcesi, de Itabira, aproveitou que estava na cidade para participar do evento.
“Considero o encontro importante, pois é uma oportunidade de nos conhecermos melhor. É a primeira vez que participo. Parabéns a todos pela iniciativa”, disse ele.
O aposentado José Geraldo Vieira, de 64 anos, ex-funcionário do Colégio Santa Maria, em Belo Horizonte, também elogiou a iniciativa.
“Essa integração dos associados é muito válida, sobretudo neste momento em que os donos de escolas querem retirar direitos da categoria”, afirmou.
A auxiliar de administração escolar Natália Graciano, de 38 anos, trabalhadora do Colégio Logosófico, em Belo Horizonte, afirmou que gostou de participar do almoço e, ao mesmo tempo, ter informações sobre as negociações coletivas.
“Achei ótima a iniciativa, esse contato direto com o Sindicato é muito bom. Muitas vezes, não temos tempo de buscar essas informações e aqui foi tudo bem explicado”, disse ela.