Notícias SAAEMG

Assembleia Geral Extraordinária reforça união entre sindicatos na negociação da CCT

Na noite da última quarta-feira (26), foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG), na sede do sindicato. A assembleia contou com a presença da diretoria do SAAEMG, do professor Adelmo, representando o Sinpro MInas e dos associados.

Entre os assuntos abordados na reunião, destaca-se a discussão e deliberações sobre as propostas apresentadas pelo SinepeMG, sindicato patronal, com vistas à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2025.

Além das questões relativas à Convenção Coletiva de Trabalho, a AGE também abriu espaço para outros assuntos de interesse dos associados, que puderam apresentar suas demandas e sugestões para a gestão do sindicato.

A assembleia foi considerada um sucesso pelos membros da diretoria do SAAEMG e pelos associados presentes. “Essa união entre os sindicatos visa fortalecer as nossas negociações com o patronal e é de suma importância o engajamento da categoria para que possamos ter uma convenção coletiva justa e benéfica para os trabalhadores, sem retirada de direitos e desvalorização do nosso trabalho”, afirma a presidenta Carolina Andrade.

Por fim, a participação ativa dos associados foi destacada como um elemento fundamental para o fortalecimento da categoria e para a construção de um sindicato mais democrático e representativo.

Transparência

Abaixo, o SAAEMG disponibiliza para todos os associados que não puderam estar presentes na AGE, um resumo das seis reuniões que aconteceram desde o início das negociações com o SinepeMG.

  • 1ª reunião | 7 de março: As propostas do SAAEMG e do SAAESUL já haviam sido entregues com antecedência. O encontro teve como objetivo apresentar os representantes eleitos recentemente e enfatizar a importância do respeito mútuo e trabalho conjunto, que aconteceriam sempre às terças-feiras, das 14h às 15h30.
  • 2ª reunião | 14 de março: Os representantes do SinepeMG apresentaram sua pauta, alegando que era a mesma para os dois sindicatos e destacando as cláusulas de interesse da categoria patronal. As propostas incluíam a redução do ATS de 5% para 3% para os novos contratados, a ampliação do prazo de compensação de horas de 180 dias para um ano, homologação preferencialmente remota e só após o funcionário ter dois anos de trabalho na mesma empresa, e sobre as cláusulas econômicas, aguardar a divulgação do INPC dos últimos doze meses. Diante disso, SAAEMG e SAAESUL decidiram unificar suas pautas e apresentar um único documento.
  • 3ª reunião | 21 de março: A reunião foi marcada pela apresentação da pauta unificada (SAAEMG e SAAESUL/MG), que foi desconsiderada neste momento pelos representantes do SinepeMG, que permaneceram focados em suas propostas, sem apresentar avanços significativos.
  • 4ª reunião | 28 de março: A insistência em tratar apenas das cláusulas de interesse deles se repetiu. Sem acordo, após nosso pedido, os representantes do SinepeMG não aceitaram a prorrogação da data-base, o que levou SAAEMG e SAAESUL a entrarem com um protesto no TRT.
  • 5ª reunião | 11 de abril: Os representantes do SinepeMG informaram que a proposta de reajuste nas cláusulas econômicas só seria apresentada após a aprovação da assembleia da categoria patronal, marcada para 19 de abril de 2023.
  • 6ª reunião | 18 de abril: Apesar de alguns impasses nas cláusulas de interesse do patronato, como ATS e compensação de horas, fizemos contrapropostas que serão analisadas pelo SinepeMG e concordamos em melhorar a redação de algumas cláusulas.

Audiência de mediação no TRT

O SinepeMG foi claro em dizer que não concordava com o dissídio coletivo, mesmo este não tendo sido protocolado no TRT, nem pelo SAAEMG e nem pelo SAAESUL/MG.

O desembargador sugeriu a prorrogação da data-base em mais 40 dias, porém o SinepeMG não aceitou. Solicitamos então, pelo menos, a apresentação da proposta das cláusulas econômicas e tivemos como resposta que a proposta deles está condicionada a nossa aceitação de outras cláusulas.

Diante desse impasse, o desembargador prorrogou a CCT até o dia 16 de maio, incluindo a data-base e suspendeu a audiência. Remarcou uma nova mediação para dia 30 de maio de 2023, às 14h.

Continuaremos tentando negociar e agendamos uma nova reunião para o próximo dia 2 de maio de 2023, às 14h, na sede do SinepeMG.

Próxima Assembleia

Além disso, no próximo dia 6 de maio de 2023, sábado, às 13h30 (1ª chamada) e às 14h (2ª chamada) haverá uma nova Assembleia Geral Extraordinária. Dito isso, solicitamos que todos, associados ou não, mobilizem seus colegas de trabalho.

Diante do exposto, está mais do que claro a necessidade de unirmos forças para lutar por reajuste salarial justo, melhores condições de trabalho, dignidade e manutenção de nossos direitos adquiridos e conquistados há décadas.

Receba nossas notícias