No início desta semana, o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Minas Gerais (SinepeMG) finalmente chegaram a um acordo para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2024.
Uma das principais conquistas da nova CCT é o reajuste salarial de 8% para os três pisos da categoria. Essa porcentagem é composta pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,36%, que corresponde à correção da inflação, somado a um ganho real de 3,64%.
Apesar de ainda ser pouco para reparar as perdas dos últimos três anos (2020, 2021 e 2022), quando as Convenções sequer estavam chegando ao valor do INPC, ou seja, não havia recebido um aumento real em seus salários.
A notícia positiva para toda a categoria é que neste ano, todos os trabalhadores terão direito a um reajuste que cobre a inflação. Não apenas isso, o destaque desse acordo está no ganho real, que representa uma valorização para os auxiliares de administração escolar que recebem um dos três pisos da categoria.
Com o reajuste acordado, os auxiliares de administração escolar terão seus salários atualizados e valorizados. Veja como ficaram os novos valores dos pisos da categoria:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por SAAEMG (@saaemg)
Esse resultado é fruto da luta e da união da categoria, que se mobilizou em prol de melhores condições de trabalho e remuneração.
SOMOS TRABALHADORES, SOMOS EDUCADORES!