Notícias SAAEMG

Convenção Coletiva de Trabalho 2024/25: Donos de escolas querem reduzir benefícios da categoria e negociações salariais seguem indefinidas

Desde o início do mês de março, o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) vem realizando encontros quinzenais com o Sindicato patronal para negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. No entanto, é em abril que as negociações se intensificaram, especialmente após o SinepeMG prorrogar a data base para 30 de abril.

Até o momento, ocorreram quatro reuniões entre o SAAEMG e o SinepeMG, onde foram discutidas diversas propostas apresentadas pelo sindicato dos trabalhadores. Entre as demandas destacam-se a vigência da CCT, melhorias nas cláusulas referentes à gestante e licença paternidade, pré-aposentadoria, CIPA e insalubridade, além do retorno das homologações de rescisões na entidade sindical, entre outras. Infelizmente, não houve avanços significativos nessas questões.

Atualmente, está em discussão a cláusula relacionada à bolsa de estudos. Embora haja propostas de melhorias por parte do SAAEMG, o sindicato patronal busca reduzir benefícios, especialmente em relação às bolsas de medicina, o que é considerado prejudicial para a categoria.

Para ver mais detalhes sobre o andamento das negociações, assista o SAAEMG Podcast, pois nele a Diretora do Departamento Jurídico, Rogerlan Augusta de Moraes, fala com riqueza de detalhes as últimas atualizações.

[wpcc-iframe title=”YouTube video player” src=”https://www.youtube.com/embed/ALfFxU9dDdM?si=YE1Ll9leYGc1EDKA” frameborder=”0″ width=”560″ height=”315″]

Na próxima reunião, marcada para o dia 23 de abril, o foco será a discussão das propostas de recomposição salarial e definição dos pisos da categoria

A proposta do Sindicato é de um reajuste salarial que tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, entre 1º de abril de 2023 a 31 de março deste ano, calculado em 3,40%, mais um ganho real equivalente à média do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos três anos (2021, 2022 e 2023), correspondente a 3,57%. 

O SAAEMG continuará empenhado em buscar o melhor para os Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais, garantindo seus direitos e melhores condições de trabalho.

“Somos Trabalhadores, Somos Educadores! ”

Receba nossas notícias