A coleta de votos do Plebiscito Popular 2025 — que trata da redução da jornada de trabalho, fim da escala 6×1, cobrança de Imposto de Renda dos mais ricos e isenção dos mais pobres — começou nesta terça-feira (1º) e se estenderá até o dia 7 de setembro. Para alavancar o início da votação, será realizado um mutirão nacional nesta primeira semana de julho.
O plebiscito pergunta se o participante é favorável: 1) à redução da jornada de trabalho sem redução salarial e ao fim da escala 6×1; e 2) que quem ganhe mais de R$ 50 mil pague mais Imposto de Renda, para que quem recebe até R$ 5 mil não pague.
Segundo os organizadores, o Plebiscito Popular conta, neste momento, com duas modalidades possíveis para a coleta de votos, ambas apenas de forma presencial. Uma delas é via urna, com o uso de listas de votantes e cédulas padrão. A outra forma é digital, mas também presencial. Neste formato, a pessoa poderá votar acessando um link via QR Code vinculado a cada urna de votação, que direcionará a pessoa ao sistema de votação.
Cada urna terá tanto a possibilidade de voto analógico (via cédula) quanto digital (QR Code). “Nossa prioridade é o diálogo direto, o corpo a corpo com o povo, dialogando e disputando nossas ideias junto à população”, ressaltam os organizadores.
Para tornar a iniciativa mais conhecida e atrair mais votantes, os movimentos envolvidos sugerem que durante o primeiro mutirão sejam feitas atividades como panfletagens, divulgação de votação de figuras públicas e agitação nas redes sociais, bem como a realização de plenárias.
O Plebiscito Popular é um instrumento de mobilização do povo e de pressão política sobre os poderes constituídos em torno de suas pautas. Neste caso, as bandeiras estabelecidas visam garantir mais qualidade de vida para a população e a construção de um país justo, igualitário e democrático.
Sua realização é uma iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes e pressionar por mudanças fundamentais. A participação na votação é voluntária.
Conforme o calendário nacional do plebiscito, estão estabelecidas as seguintes agendas para a próxima quinzena:
– 1/7: Início da coleta de votos do Plebiscito Popular;
– 1/7 a 6/7: Primeiro Mutirão nacional de coleta de votos;
– 3/7, 18h: Plenária nacional das entidades construindo o Plebiscito Popular;
– 14/07: Lançamento do Plebiscito Popular no Congresso Nacional (Brasília);
Para votar e obter mais informações, acesse o site do Plebiscito Popular.
Fonte: Portal Vermelho.