Eleita com 56% dos votos válidos com o lema “Reconstrução Classista”, a nova diretoria do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG), que assumiu no dia 12 de dezembro, completou, quinta-feira (12/01), um mês de trabalho.
Abaixo, a avaliação da presidenta do sindicato Carolina Andrade.
Em um mês de trabalho, houve muita dificuldade inicial. A transição entre a gestão anterior e a atual, mesmo sendo solicitada previamente, não aconteceu. Haviam muitas pendências financeiras relacionadas ao funcionamento do sindicato. Tivemos que correr atrás para resolver os pagamentos de 13º, salário dos funcionários, férias vencidas e arcar com todas as pendências que estavam vencendo e os boletos batendo à porta.
Em visita às sedes regionais, nos deparamos com um alvará vencido, o que resultou no fechamento temporário de um escritório até a sua regularização. Transferimos, assim, as demandas para a sede em BH para não deixar de atender os associados.
Iniciamos a análise da Convenção Coletiva de Trabalho e já teremos as assembleias nas regionais e em BH para discutir a negociação para este ano. O objetivo é cumprir nossa data-base que é em abril.
Após nossa posse, percebemos mudanças no comportamento dos associados. Nossos comunicados são mais visualizados e a categoria está mais próxima da diretoria, visitando o sindicato e sendo bem recebida.
O sentimento, ao final deste primeiro mês, é de vitória e alívio em saber que estamos conseguindo resolver os problemas da melhor forma possível. Aos poucos, estamos colocando a casa em ordem.
Foram várias dificuldades enfrentadas e estamos trabalhando para cumprir com os nossos objetivos e promessas de campanha. Muitas já estão sendo colocadas em prática.
Continuaremos o trabalho duro para trazer melhorias à nossa categoria e cumprir tudo o que foi proposto por nós nos últimos meses.
Ainda vem muita coisa boa pela frente!
Saúde e Aposentados
Uma das promessas de campanha da atual diretoria e que já está sendo cumprida é a isenção da taxa assistencial de 8%, excepcionalmente em 2023. Esse percentual seria descontado em folha de pagamento nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, conforme aprovado na última Assembleia Geral Extraordinária da categoria.
Outra medida tomada foi a criação do Departamento de Saúde e Esporte. O objetivo é regularizar e reabrir os consultórios médicos e odontológicos que funcionavam na sede do SAAEMG.
A nova diretoria também criou o Departamento dos Aposentados. A intenção é oferecer um espaço de integração social, cultural e lazer para os aposentados da categoria.
Os dois departamentos foram criados em substituição às diretorias de cadastro e bolsas de estudos e, portanto, sem custo adicional para o sindicato.