No último fim de semana, o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) marcou presença no 4º Encontro Nacional de Comunicação do CTB, realizado em Salvador, que teve como objetivo discutir a comunicação no contexto sindical e sua importância na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Ao todo estiveram reunidos 240 assessores de comunicação e dirigentes sindicais de todo o país, e o SAAEMG foi representado pelo seu vice-presidente Marco Aurélio Bizarria, acompanhado pelo jornalista e assessor do sindicato, Felippe Drummond Neto.
A participação no encontro foi uma importante iniciativa do SAAEMG para aprimorar sua comunicação e fortalecer sua luta por melhores condições de trabalho e qualidade na educação.
“Foi uma ótima oportunidade de trocar experiências com outros sindicatos e organizações, ampliar sua rede de contatos e aprender novas estratégias de comunicação para fortalecer sua atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores da educação”, avalia Felippe.
Bancada de Minas Gerais esteve presente no 4º Encontro Nacional de Comunicação do CTB, com representantes do SAAEMG, SINPRO Minas e CTB Minas
Criação da Rede Nacional de Comunicação da CTB
Durante os três dias de evento, foi debatido a conjuntura político-econômica do país, o atual momento das redes sociais, e o mais importante, foi lançada e aprovada por unanimidade a proposta de criação da Rede Nacional de Comunicação Colaborativa da CTB.
Batizada provisoriamente de Rede CTB, a iniciativa visa integrar e qualificar o conjunto da comunicação cetebista, da direção nacional às estaduais, da central às bases, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Comunicação da CTB.
“Houve muita unidade nos debates”, diz Anderson Guahy, secretário de Comunicação e Imprensa da CTB. “É um projeto colaborativo que deixará nossa comunicação mais unificada, eficiente e mobilizadora. As CTBs estaduais e as entidades de base manifestaram um firme compromisso com essa iniciativa.”
Quando a rede CTB terá inicio?
A iniciativa tem data para sair do papel. O lançamento vai fazer parte da programação do 1º de Maio Unificado, convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais para celebrar o Dia do Trabalhador. Conforme deliberação do Fórum, haverá manifestações em todos os estados, além do grande ato nacional no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Até a “estreia”, a Rede CTB deve funcionar em caráter experimental. A Carta de Salvador, lançada pelos sindicalistas e profissionais que participaram do Encontro da CTB, traz as diretrizes e o calendário de implantação do projeto.