Notícias SAAEMG

SAAEMG participa da Conferência Nacional de Educação (CONAE – 2024)

A EDUCAÇÃO voltou…

Entre os dias 28 e 30 de janeiro, na Universidade de Brasília (UnB), aconteceu a Conferência Nacional de Educação – CONAE – 2024.   Com a participação da sociedade, mais de 1.800 delegados eleitos em seus estados e no Distrito Federal debateram, votaram e ratificaram a proposta do documento base elaborado pelo Fórum Nacional da Educação – FNE que criticou a política de abandono e sucateamento a que foi submetida a educação brasileira nos últimos anos.

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) participou representado pelo vice-presidente Marco Aurélio Bizarria Werneck e pela diretora da Regional Sudeste, Janete Aparecida da Silva como delegados eleitos por MG e com direito a voto.

Após três dias intensos de palestras, plenárias de eixos e plenária geral o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável” foi aprovado.

“A CONAE 2024 foi uma vitória da sociedade que defende uma educação de qualidade social para todos. Foi um grande evento e nossa delegação mineira chegou muito bem preparada para participar ativamente. Aprendi bastante e agradeço a todos da nossa delegação, em especial, a Professora Analise da Silva, Coordenadora do Fórum Estadual Permanente de Educação De Minas Gerais – FEPEMG. Após a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) pelo Ministério da Educação, a luta será pela aprovação no Congresso Nacional”, afirma Marco Aurélio Bizarria Werneck.

“Participar desse encontro é um grande aprendizado. Foram várias etapas de debates até a CONAE-2024, em Brasília. Valorizar os auxiliares de administração escolar é valorizar a educação. Juntos, somos mais fortes”, diz Janete Aparecida da Silva.

 

As contribuições ao novo PNE vêm sendo debatidas desde setembro de 2023, nas conferências municipais, territoriais, estaduais e a distrital, até chegar à etapa nacional. Algumas propostas já estavam no antigo PNE e serão renovadas, como a universalização da pré-escola a partir dos 4 anos; a ampliação, em três vezes, das matrículas da educação profissionalizante no ensino médio; a adoção dos padrões de qualidade e regulação para a educação a distância (EaD) no ensino superior; a regulamentação da educação privada e o compromisso de investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.  

A CONAE – 2024 contou, ainda, com 204 observadores; 78 palestrantes nacionais e internacionais; e 200 pessoas que atuaram no apoio, como servidores do MEC, estudantes, docentes e servidores da UnB. Também estavam presentes 48 pessoas com deficiência, corroborando a defesa do governo de inclusão de todos os brasileiros e construção de um programa educacional com a cara do Brasil e de suas necessidades. 

Autoridades 

Diversas autoridades marcaram presença na CONAE – 2024, desde ministros de Estado, incluindo o Ministro da Educação, Camilo Santana, parlamentares e secretários de educação de todo o País. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Janja, estiveram no último dia para agradecer e reconhecer o empenho de todos os participantes.

“Quero repetir aqui: qualquer dinheiro em educação tem que ser analisado como a rubrica de investimento e não de gasto. Gastar vai ser quando eu não investir nessas crianças, que tiver que tirá-las depois das drogas, do narcotráfico, do crime organizado. Enquanto eu estiver construindo sala de aula, enquanto eu estiver pagando um estímulo para aquele jovem estudar, eu tenho certeza que tudo isso é investimento”, afirmou Lula.

Com informações do Ministério da Educação (MEC)

Receba nossas notícias