O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG) sediará, nesta terça-feira (7), às 14h, a Jornada Nacional de Debates em Minas Gerais. O importante evento é promovido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – entidade às quais o Sindicato é filiado, e pelas demais centrais sindicais.
Com o tema “Reforma do Imposto de Renda – Um passo para a Justiça Tributária”, o encontro é voltado especialmente para dirigentes sindicais, e vem sendo realizado desde agosto em 17 capitais do país, onde o Dieese possui escritório regional.
O tema ganhou ainda mais relevância no último dia 1º, quando a Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) nº 1087/25, apresentado pelo governo Lula, que isenta do pagamento do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil por mês e prevê descontos (isenção parcial) para quem recebe até R$ 7.350, e que agora será analisado pelo Senado.
De acordo com o diretor-secretário do Sindicato e do Dieese em Minas Gerais, Anderson Pereira da Silva (foto), o objetivo do encontro é promover reflexões e encaminhamentos sobre a necessidade de tornar o sistema tributário brasileiro mais justo, progressivo e alinhado aos interesses da população trabalhadora.
Protagonismo do Sindicato
Segundo ele, é uma honra para o SAAEMG sediar este encontro tão relevante, dentre tantas entidades representativas dos trabalhadores no estado. “Ao abrir suas portas ao Dieese e as centrais sindicais, o SAAEMG reafirma sua vocação e protagonismo enquanto centro de reflexão e mobilização social. Isso também demonstra que a diretoria da entidade está no caminho certo nas lutas em defesa dos direitos dos Auxiliares de Administração Escolar e da classe trabalhadora como um todo, o que vem sendo reconhecido não só pela nossa categoria, mas também pelo movimento sindical”, afirma.
Para Anderson Pereira da Silva, a iniciativa reforça, ainda, o compromisso do Sindicato com a formação crítica e o fortalecimento da cidadania fiscal. “Os sindicatos desempenham um importante papel na construção de uma sociedade mais justa e informada, e a presença de cada um fortalece o debate e amplia o alcance das propostas que visam transformar o sistema tributário em benefício da maioria”, disse o diretor do SAAEMG.
SAAEMG: Somos Trabalhadores. Somos Educadores.