A Diretoria Executiva do SAAEMG parabeniza os Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais pelo seu dia – 8 de abril. É com muita honra que representamos profissionais que são a base silenciosa, mas essencial, do funcionamento das escolas.
São muitos os desafios enfrentados diariamente pela categoria, não raro, pouco reconhecida. Porém, sabemos que educação de qualidade somente é possível com o empenho desses valorosos profissionais, que são protagonistas nesse processo.
Mesmo diante de todas as adversidades, o SAAEMG segue firme na luta por melhores salários, condições de trabalho, respeito e mais valorização a cada uma e a cada um.
“Em nome do SAAEMG, expresso profunda gratidão e reconhecimento a todos os Auxiliares de Administração Escolar, que, com dedicação, responsabilidade e carinho, contribuem para que o ambiente escolar funcione de forma organizada, acolhedora e eficiente. Vocês fazem parte do coração da educação. Que nunca falte orgulho ao que fazem e esperança por dias ainda melhores. Parabéns pelo seu dia”, saúda a presidenta do Sindicato, Carolina Andrade.
Origem da data no estado
O dia dos profissionais de administração escolar é celebrado em datas distintas pelo país. No estado, foi criado em 8 de abril de 1981, ano em que o Ministério do Trabalho expediu a Carta Sindical ao Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG), como lembra o diretor de
diretor de Relações Sociais, Valdemar Moreira de Carvalho.
“Em 1977, a categoria começou a se organizar para lutar pelos seus direitos e fundou a Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte (APAEE-BH). No ano seguinte, iniciamos o processo para transformar a associação em sindicato e, no dia 8 de abril de 1981, o Ministério do Trabalho reconheceu a entidade. Desde então, no nosso estado, a data passou a ser considerada Dia do Auxiliar de Administração Escolar de Minas Gerais”, relata o dirigente.
Ao completar 44 anos de fundação, o SAAEMG é referência sindical no país e, com uma diretoria aguerrida, não foge à luta para manter as conquistas da categoria e ampliá-las cada vez mais.
Profissão reconhecida por lei
Desde 2009, a profissão de Auxiliar de Administração Escolar é reconhecida. No dia 6 de agosto daquele ano, foi sancionada a Lei 12.014, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e estabeleceu que todos os trabalhadores das instituições de ensino são profissionais da educação.
“Além dos docente, todos aqueles que trabalham em uma escola, como professores, coordenadores, porteiros, responsáveis pela limpeza, entre outros, são considerados educadores. Daí surgiu o lema ‘Somos trabalhadores, somos educadores’, que foi encabeçado e é amplamente divulgado pela atual direção do Sindicato”, explica a diretora do Departamento Jurídico, Rogerlan Augusta de Morais.
SAAEMG: Somos trabalhadores, somos educadores!





