O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais dará início, no próximo sábado (31), à 16ª Copa SAAEMG de Futsal.
Este ano, a competição conta com oito times de escolas da base e mais de 80 atletas.
A Copa SAAEMG de Futsal é uma iniciativa do Sindicato que visa a valorização da prática esportiva e a integração dos auxiliares de administração escolar.
“É com grande alegria que realizamos esse evento maravilhoso, tão aguardado e querido pela categoria. Estamos muito felizes com o grande envolvimento dos trabalhadores, que abraçaram mais essa atividade promovida pelo Sindicato. Estou ansiosa para acompanhar os jogos e a competição gostosa que acontece entre os times das instituições de ensino. É um momento único de união e confraternização, em que todos participam amigavelmente e, ao final, muitos inclusive levam esta amizade para a vida toda”, ressalta a presidenta do SAAEMG, Carolina Andrade dos Santos.
Os oito times participantes foram distribuídos em duas chaves:
– Chave A: PUC-Coração Eucarístico (Coreu), Vila da Criança, Colégio Marista Dom Silvério e Colégio Santo Agostinho GTZ.
– Chave B: PUC-Minas IEC, Expansão PUC-Minas, SIC (Sociedade Inteligência e Coração) e CBM Batista Alphaville.
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS
Ao todo, serão quatro jogos, realizados sempre aos sábados, no ART Clube, em Belo Horizonte (Rua Galba Veloso, 327, Santa Tereza).
Além dos atletas participantes da Copa, associadas e associados do Sindicato terão acesso ao clube para acompanhar as partidas e torcer para seu time preferido.
1ª Rodada
Na fase classificatória, todos os times jogarão contra todas as equipes da própria chave
– 15h: PUC-Coreu X Colégio Santo Agostinho GTZ
– 16h: Vila da Criança X Colégio Marista
– 17h: Expansão PUC-Minas X SIC
– 18h: PUC-Minas IEC X CBM batista Alphaville
Quartas de finais
Após a fase classificatória, é chegada as quartas de finais, com disputas na seguinte ordem:
– Jogo 1: 1º colocado da Chave A X 4º colocado da Chave B
– Jogo 2: 2º colocado da Chave A X 3º colocado da Chave B
– Jogo 3: 3º colocado da Chave A X 2º colocado da Chave B
– Jogo 4: 4º colocado da Chave A X 1º colocado da Chave B
Semifinal
– Jogo 5: Vencedor do jogo 1 X Vencedor do jogo 3
– Jogo 6: Vencedor do jogo 2 X Vencedor do jogo 4
Finais
– Vencedores das semifinais disputam o 1º e 2º lugar
– Vencedores das semifinais disputam o 3º e 4º lugar
Reunião técnica
Os detalhes da 16ª Copa SAAEMG de Futsal foram acertados na noite da última segunda-feira (26), em reunião técnica híbrida, ou seja, presencial, na sede do Sindicato, e online, que contou com a participação de representantes de todas as equipes e atletas que se inscreveram de forma individual.
Na reunião, foram abordados temas essenciais para o bom andamento do torneio, como regras, calendário de jogos, procedimentos durante as partidas, entre outros aspectos importantes:
– Os atletas deverão apresentar, em todos os jogos, um documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho ou passaporte). Não será permitida a participação sem documento, mesmo com o consentimento da equipe adversária;
– Haverá tolerância de 15 minutos para o início apenas no primeiro jogo da rodada;
– É obrigatório o uso, por todos os atletas, de caneleiras feitas de material apropriado e que propiciem efetiva proteção e estejam completamente cobertas por meiões;
– É proibido o uso de chuteira de trava (society ou campo). Somente será permitido o uso de tênis de futsal;
– A bermuda térmica poderá ser de cor diferente do short;
– Em caso de coincidência de cores dos uniformes, a equipe que se encontra do lado esquerdo da tabela é obrigada a trocar de uniforme.
Conforme decisão do congresso técnico e de forma unânime, as equipes votaram pela exclusão do artigo 4º do regulamento específico. Com isso, qualquer atleta poderá jogar os quatro quartos de cada partida.
As equipes também votaram pela exclusão do artigo 15º do regulamento geral. Com a decisão, os perdedores por W X O não serão eliminados, mas considerados perdedores pelo placar de 5 X 0.
SAAEMG: Somos trabalhadores, somos educadores!





