A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou, no último sábado (17), do 35º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A CTB foi representada por Ronaldo Leite, presidente interino da Central, e pelo dirigente Nivaldo Santana.
O congresso reuniu cerca de dois mil delegados e delegadas de todas as regiões do país e foi marcado pela eleição da nova diretoria da CNTE para o quadriênio 2026–2030. A chapa 10, composta por CTB, CUT e Intersindical, saiu vitoriosa com expressivos 93,75% dos votos.
A nova direção será presidida por Fátima Aparecida da Silva, da Federaçã
o dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), reforçando o compromisso com a defesa da educação pública, dos direitos da categoria e da valorização dos profissionais da educação.
A CTB também passa a integrar a direção da CNTE por meio de importantes lideranças do movimento sindical da educação: Francisca (Apeoesp), Raimundo Oliveira (Sinproesemma/MA), Alessandro (Apeoc/CE), Berê Darc (Sinpro-DF), Alex Sarat (CPERS/RS) e João Areas (Sind-UTE/MG).
A participação da CTB no congresso e na nova direção da CNTE reafirma o papel da Central na luta em defesa da educação pública, da democracia e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação em todo o Brasil.
Fonte: Portal CTB.





