Notícias SAAEMG

Quem é você? Em que time você joga? Trabalhador da educação ou colaborador dos patrões?

Nos últimos anos, mídia, políticos e empresários fizeram você acreditar que não precisa do sindicato. Os empresários são contra o sindicato dos trabalhadores, mas estão unidos nos seus próprios sindicatos patronais. Outro discurso deles é que somos “colaboradores”. Vamos refletir juntos e diferenciar trabalhador de colaborador. Depois, escolha o seu time.

Como trabalhador da educação, você participa das assembleias, luta pela democracia, por melhores condições de trabalho e salários justos. Você tem consciência política, apoia o sindicato e suas pautas, e reconhece que essa é uma luta de classes.

É o sindicato, o SAAEMG, que tem garantido seus direitos, por meio da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e de ações judiciais coletivas. Sua contribuição sindical fortalece a categoria e garante conquistas essenciais.

Por outro lado, o colaborador dos patrões não é sindicalizado e ainda entrega carta de oposição, e, embora tenha direitos garantidos pela CCT, não contribui com o sindicato que os conquistou. O colaborador aceita as condições precárias impostas, sem questionar e sem lutar; mas lembre-se: você é assalariado e tem obrigações, como horário de entrada e saída.

Os patrões utilizam suas armas para te convencer a não se sindicalizar, ato que enfraquece tanto o sindicato, quanto você trabalhador. Prova disso, é que sempre que a pauta é interessante para eles, oferecem abono de faltas e transporte, mas, quando o assunto é importante para o trabalhador, além de não ajudar, ainda atrapalham como podem.

Ao se filiar ao SAAEMG, além de fortalecer o sindicato na luta para continuar a defender seus direitos trabalhistas e conquistar melhores condições de trabalho, você conta com uma série de benefícios, como plano de saúde, consultas médicas gratuitas com vários especialistas, fundo de amparo, consultórios odontológicos, atendimento jurídico e vacinação contra gripe, entre outras vantagens.

Não se iluda quando o patrão, ou alguém da direção da escola, te chama de colaborador. Você não é colaborador, você é um trabalhador assalariado e deve ter orgulho disso. Portanto, somos trabalhadores e não colaboradores. A escolha é sua: estar ao lado da categoria, que luta por um futuro melhor, ou ao lado dos patrões.

Agora que você já sabe que é do nosso time, converse com seu colega para conscientizá-lo a jogar do nosso lado e marcarmos um golaço.

Charge do Duke: Você torce para qual time?

SAAEMG | Somos trabalhadores, somos educadores!

Receba nossas notícias