O SAAEMG realizou mais uma edição do “Roda de Conversa”, na quarta-feira (30), em sua sede, em Belo Horizonte. O encontro teve como tema o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama.
Iniciativa da atual diretoria do SAAEMG, o “Roda de Conversa” tem o objetivo de debater, conscientizar e informar os associados e associadas a respeito de temas relevantes da atualidade, com ênfase na interação e troca de conhecimentos e experiências.
Desta vez, a nutricionista e psicóloga do Sindicato, Karen Borgatti, falou sobre a importância do autocuidado para a autoestima, baseado em pilares como o autorreforço, autoimagem, autoeficácia e o autoconceito.
“Foi um momento muito importante para trazermos essa reflexão sobre a forma como cada um se relaciona com essa questão e se prepara para mudanças. É preciso fazer um monitoramento diário do que cada um precisa, de acordo com aquilo que possui, sua realidade de vida e seu contexto. Além disso, trabalhar o processo de aceitação, de forma a nos comprometermos com aquilo que a gente pode mudar e aceitar aquilo que a gente não pode mudar, é fundamental”, explicou a psicóloga.
Interatividade
A diretora de Saúde e Esportes do SAAEMG, Cristiane Oliveira, comemorou a participação das trabalhadoras que compareceram ao encontro. Segundo ela, houve uma interação muito ativa entre as presentes, “que tiveram total liberdade para compartilhar suas experiências”.
“Foi muito gratificante presenciar mulheres com experiências encorajando outras mulheres para a prática do autocuidado e do autoconhecimento, isso é uma evolução. Trabalhar a psicologia com a questão da saúde do Outubro Rosa também é extremamente eficaz para repensarmos”, disse.
A aposentada Ana Maria de Figueiredo Miranda veio apanhar a agenda oferecida pelo Sindicato aos associados e associadas, e aproveitou para participar do bate-papo, que considerou bastante interessante. “Tudo que ouvi na palestra estou vivendo hoje. Conforme orientou a psicóloga, aprendi a me priorizar e valorizar, para poder ajudar as pessoas”.
A trabalhadora Imaculada Soares Fialho, empregada do Sindicato, também ficou satisfeita em participar da Roda de Conversa. “Foi maravilhoso, pois me senti à vontade para expressar o que sentia. Faço pilates há um ano, e tem sido muito bom pra minha autoestima e saúde física e mental. Com a palestra, vi que estou no caminho certo e tirei proveito de tudo o que foi dito. Valeu a pena”.
Durante a Roda de Conversa, os participantes puderam medir a pressão arterial e fazer exames de bioimpedância, glicemia e oximetria, oferecidos gratuitamente aos associados e associadas pela Droga Raia.
SAAEMG | Somos trabalhadores, somos educadores!