Notícias SAAEMG

SAAEMG participa da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva

O SAAEMG participou do encontro de abertura da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE-MG), na última quarta-feira (13), em Belo Horizonte.

O evento, em celebração aos 72 anos da ratificação da Convenção nº 98 da OIT, que trata do direito de sindicalização e de negociação coletiva, contou com a participação da presidenta do Sindicato, Carolina Andrade dos Santos; do vice-presidente, Marco Aurélio Bizarria Werneck; do diretor de Infraestrutura, Ricardo Rocha Silva; e do diretor de Aposentados, Anderson Cláudio da Silva.

A Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem o objetivo de fortalecer o diálogo social, fomentar a cultura da negociação coletiva e alinhar políticas de trabalho decente, reunindo representantes de sindicatos, empregadores e especialistas do setor.

Negociar para garantir melhores condições de trabalho

No encontro em BH, coordenado pelo superintendente da SRTE-MG, Carlos Alberto Menezes de Calazans, e pela chefe de seção de Relações do Trabalho do órgão, Alessandra Parreiras Ribeiro, foram abordados temas como práticas de negociação, políticas de valorização do trabalho e o papel das entidades sindicais na mediação de conflitos. Entidades sindicais laborais e patronais de diversos segmentos também compartilharam experiências exitosas em negociações coletivas.

Segundo a presidenta do SAAEMG, a participação da diretoria no encontro reforça o compromisso da entidade com a defesa dos direitos dos trabalhadores e a promoção de um ambiente de trabalho saudável.

“A negociação coletiva é uma ferramenta essencial para a construção de uma relação justa entre empregadores e trabalhadores. Por meio do diálogo, é possível se encontrar soluções que contemplem ambas as partes”, disse Carolina Andrade dos Santos.

Para o vice-presidente da entidade, investir na cultura do diálogo é um meio de promover a valorização das trabalhadoras e trabalhadores. “Ampliar a cultura da negociação coletiva é um caminho para garantir melhores condições de trabalho. Nesse sentido, iniciativas de promoção do diálogo e da negociação coletiva, como esse debate, são fundamentais”, afirmou Marco Aurélio Bizarria Werneck.

SAAEMG | Somos trabalhadores, somos educadores!

Receba nossas notícias