Notícias SAAEMG

Seminário da FESAAEMG: organizar, mobilizar e lutar para conquistar

As palestras ministradas durante o seminário “União Classista”, promovido  pela Federação dos Sindicatos dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (FESAAEMG), entre os dias 18 e 20 de outubro, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), suscitaram o debate sobre temas importantes para o movimento sindical e a classe trabalhadora.

Durante três dias, dirigentes e trabalhadores do SAAEMG e das demais entidades representativas da categoria tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a “Origem e história do movimento sindical”, “Concepções sindicais e o papel do sindicato”, “Direitos sindicais e trabalhistas” e os “Desafios atuais do movimento sindical”.

O coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Reis, e a secretária nacional de Mulheres Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Celina Arêas, foram alguns dos palestrantes do evento.

Gilson Reis explicou que, além de tratar de questões que envolvem o cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras Auxiliares de Administração Escolar, o  objetivo central do seminário foi capacitar os participantes para organizar, mobilizar e lutar.

Não existe conquista sem luta

“É preciso organizar as entidades para o processo de lutas pela educação, valorização do trabalho das campanhas salariais; mobilizar para dar consciência e condições para que as trabalhadoras e os trabalhadores possam lutar e organizar suas campanhas e seus direitos, na perspectiva de melhoria das condições de vida; e lutar para poder conquistar, pois ninguém conquista sem luta. Esperamos, assim, ter contribuído para alcançar resultados que possam melhorar a vida do povo e, principalmente, dos trabalhadores e trabalhadoras Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais”, disse.

Celina Arêas enfatizou que a valorização dos sindicatos nas lutas diárias é que vai fazer com que a classe trabalhadora seja emancipada, conheça seus direitos e avance nas conquistas. Segundo ela, uma das grandes tarefas da  classe trabalhadora agora é fazer com que a Lei 14.611, que determina que homens e mulheres devem receber salário igual, se efetive de fato e de direito.

“Temos muita luta pela frente. É importante que a gente atue na política, que conversemos com nossos amigos, com as trabalhadoras e trabalhadores para conseguirmos conquistas nessa nova fase que estamos passando. Parabéns ao SAAEMG, à FESAAEMG e seus sindicatos filiados pela realização do seminário. Foi um grande evento, exemplo a todos os sindicatos, sobre a importância da conscientização das trabalhadoras e trabalhadores”.

SAAEMG | Somos trabalhadores, somos educadores!

Receba nossas notícias