A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, nesta sexta-feira (20/09), a vacinação de crianças de 6 e 7 anos contra a dengue. Já o público de 8 a 14 anos que ainda não iniciou o esquema vacinal contra a dengue ou está com a segunda dose em atraso também pode procurar os 152 centros de saúde da capital ou o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Lembrando que o intervalo entre as doses deve ser de 3 meses.
No momento da imunização é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Também deve ser apresentado um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. Segundo a PBH, “é indispensável levar o cartão de vacinação para o devido registro da dose”.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) orienta que quem teve diagnóstico recente de dengue deve aguardar seis meses após o início dos sintomas para receber a primeira dose da Qdenga.
Caso a pessoa do público-alvo tenha dengue após o início do esquema vacinal, não há alteração no intervalo entre as aplicações. A única orientação é que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias desde o início da doença.
Com informações da PBH
Fotos: Paulo Pinto/Agência Brasil